Preferência pelo online cada vez maior
Os consumidores das regiões da Europa, Ásia-Pacífico e Américas estão cada vez mais dispostos a a transformar seus telemóveis/smartphones em “carteira de dinheiro”.

Victor Jorge
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
De acordo com uma recente pesquisa global sobre consumidores da consultora KPMG, 66% dos entrevistados disseram estar dispostos a transformar seus telemóveis/smartphones em “carteira de dinheiro”. Este valor constitui uma evolução relativamente aos 50% de 2008 que afirmaram que não se sentir muito confortáveis com o uso do mobile payment.
Nas regiões analisadas – Europa, Ásia-Pacífico e Américas – as compras online parecem estar a superar consideravelmente as das lojas físicas de retalho relativamente a determinados produtos e serviços. Em relação à compra de CD’s, DVD’s, livros e videojogos, 76% dos consumidores das Américas revelaram-se mais propensos a procurar lojas virtuais em vez de lojas físicas, enquanto região da Ásia-Pacífico esse valor baixa para os 67% e na Europa para os 55%.
Já quanto às viagens, cerca de 70% dos consumidores das Américas e da Ásia-Pacífico admitiram que compram as passagens aéreas e pacotes de viagens online, contra 61% de europeus.
A rápida adopção de smartphones está a ganhar um papel fundamental nas mudanças na experiência do consumidor no universo do retalho, com os dados da KPMG a revelarem que mais de 38% dos consumidores usaram os seus smartphones nas lojas de retalho para aceder a cupões, enquanto 20% utilizaram os aparelhos para efectuar scanners a QR Codes.
Apesar da tendência de adoptar novas tecnologias, bem como a surpreendente disposição dos consumidores em disponibilizar os seus dados pessoais, o estudo da consultora mostrou também que, a barreira mais significativa para os novos modelos digitais ainda é a preocupação relacionada com a segurança e privacidade dos dados. O número de pessoas que se preocupam com esses assuntos cresceu de 75 para 90%.
Curiosamente, os dados da KPMG revelam, também, uma mudança notável nas empresas em que os consumidores confiam para gerir os seus pagamentos online, sugerindo que o “factor confiança” desempenha um papel mais importante que nunca para o futuro do comércio electrónico.