A edição do Jornal Hipersuper: As visões das (Centro)marcas
Hoje no Hipersuper: As visões das (Centro)marcas, concentração na produção, o “Melhor Bolo de Chocolate do Mundo”, Daymon, Unibrands, entrevista PrimeDrinks, Espumantes&Champagnes, Kantar Worldpanel, Conselho dos Notáveis.
Victor Jorge
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Nesta edição do Jornal Hipersuper, destaque para as entrevistas efectuadas a Alain Galaski, Ignacio Larracoechea e John Noble.
Alain Galaski, Director-geral da AIM, European Brands Association: “As marcas têm um grande futuro na Europa”
Com palavras bem medidas, o director-geral da AIM, European Brands Association, admite que “a parte mais forte, seja retalhista ou fabricante, tem uma responsabilidade especial para lidar de forma justa e de boa fé. As palavras-chave do lado das marcas e fabricantes são: inovação e qualidade.
Ignacio Larracoechea, Presidente da Promarca, Associação Espanhola de Fabricantes de Produtos de Marca: “Para que haja uma concorrência efectiva e justa, as condições têm que ser iguais para todos”
O responsável pela Promarca espanhola (o equivalente à Centromarca nacional) destaca, em entrevista, que no país vizinho “as MdF são responsáveis por 80% dos novos produtos que aparecem no mercado, enquanto 20% vem de MdD”.
John Noble, Director-geral do British Brands Group (BBG): Os produtos de marca têm potencial para ter boas performances em conjunturas económicas desfavoráveis”
O responsável pelo British Brands Group acredita que a actual conjuntura económico/financeira pode funcionar como uma “oportunidade para os produtos de marca”.
Retalho menos concentrado que produção
No “Retalho”, destaque para a concentração na produção. Um recente estudo da Nielsen vem demonstrar que, afinal, a concentração está do lado da produção e não do retalho. Analisadas que foram as 31 categorias com maior volume de negócios, representando 62,2% do total de Fast Moving Consumer Goods (FMCG), a Nielsen conclui que os três principais palyers do lado da produção estão mais concentrados e detém uma maior quota de mercado que as três principais organizações de retalho.
Portugal é o 4.º país da Europa com maior peso de MdD
Também no “Retalho”, iniciamos uma parceria com a Daymon Worldwide, uma empresa de estudos de mercado norte-americana que se dedica ao desenvolvimento de Marcas Próprias nos seus diversos estágios. Neste artigo, a Daymon revela que a Marca Própria atingiu níveis históricos de popularidade na Europa, com quatro países, entre os quais Portugal, a apresentarem uma penetração superior a 40% do volume de vendas dos produtos de grande consumo, em 2010.
Ideia de marketing já vale um milhão
“O Melhor Bolo de Chocolate” abriu a 10.ª loja no Porto. Sevilha, Washington e Sidney, recebem o bolo 100% português até ao final do ano. Seguem-se Londres e Moscovo.
Com um pé e Angola
Com o retrato em Portugal esboçado a negro, a Unibrands pisca o olho a Angola. A portuguesa Ach Brito pode já em 2012 decorar as prateleiras da cadeia Score.
Análise Kantar Worldpanel: “Leite”
De acordo com os mais recentes dados da Kantar Worldpanel, a categoria de “Leite” teve um desempenho mais ou menos estável no YTD P10 11, crescendo em valor apenas 0,8% e em volume 1,1%.
Cláudia Portugal, Directora-geral da PrimeDrinks: “O consumo e as vendas de bebidas alcoólicas vão certamente cair”
Depois de discutido o Orçamento de Estados para 2012, o sector das bebidas espirituosas foi confrontado com a dura realidade da subida de mais um imposto. Entrevistámos a responsável pela distribuidora líder em Portugal.
Espumantes&Champagnes
Num mercado que vale mais de 38 milhões de euros, fomos conhecer as visões, opiniões, receios e esperanças dos principais players dos Espumantes e Champagnes e saber se existem razões para festejar. Ouvimos Paulo Amorim (Dão Sul/Global Wines), Pedro Guerreiro (José Maria Vieira), Celso Pereira (Caves Transmontanas), Alicja Kwiatkowska (PrimeDrinks/Herdade do Esporão), Antonio Carvalhão (PrimeDrinks/Gancia), Helena Picamilho (PrimeDrinks/Casa Ermelinda Freitas, André Marques (PrimeDrinks/Piper Heidsieck), Luís Borges (Viborel), e Alberto Henriques (Caves da Montanha).
Conselho dos Notáveis
No “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com a afirmação do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e o princípio do fim da crise; a PARCA; o corte dos subsídios de férias e Natal no sector privado; os feriados a eliminar; a mudança de Governo em Espanha; e os impostos sobre as cervejas e bebidas espirituosas.
Opiniões
Os artigos de opinião desta edição ficaram a cargo: Pedro Fernandes (Edigma), “First mover disadvantage” e Pedro Barbosa (EGP-UPBS), “Taxa de esforço”.