Escolha certa dita poupança de 500 euros
A Proteste visitou 578 lojas de todo o País e concluiu que uma escolha acerta pode ditar uma poupança de 500 euros. Para essa escolha, a visita terá de ser feita a uma loja situada no centro ou Norte de Portugal.

Victor Jorge
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Os clientes que escolherem os supermercados certos em termos de preços podem poupar 500 euros por ano, revela a revista DECO Proteste de Outubro. As insígnias que praticam os preços mais baixos são Os Mosqueteiros e o Continente.
A revista dos consumidores analisou 64.950 preços para 3 cabazes: um com 100 produtos de características definidas, destinado a quem privilegia as marcas do fabricante; outro com 81 produtos, a pensar em quem escolhe o mais barato; e outro com 59 produtos apenas de marca própria das superfícies (marca do distribuidor).
Para encher o carrinho do cabaz 1, há cinco vencedores com o título de campeão dos preços mais baixos: quatro do grupo Os Mosqueteiros (Ecomarché, de Vila Pouca de Aguiar, e Intermarché de Ferreiras, Portalegre e Torres Novas) e um Continente Modelo, de Esposende.
A 2.ª posição é ocupada por cinco lojas de Os Mosqueteiros, acompanhadas por um Continente e outro Continente Modelo. Mais três lojas do Intermarché arrebatam a 3.ª posição, acompanhadas pelo Jumbo, de Rio Tinto.
Na guerra dos preços baixos, a Proteste destaca o domínio do Norte e Centro do País: “dos 50 supermercados mais baratos, apenas 12 moram no Sul”, conclui o estudo levado a cabo pela revista da associação de defesa dos direitos do consumidor.
Entrar na morada certa vale centenas de euros no seu orçamento, indicando a Proteste que, para uma despesa mensal de 150 euros na cidade de Lisboa, quem compra na loja Japão (R. Morais Soares) gasta mais 404 euros por ano contra o Continente Bom Dia (R. Agostinho Neto).
No confronto por cadeias, as várias insígnias do Continente e Ecomarché “arrasam” a concorrência no cabaz 1. Isolada a liderar no cabaz 2, o Ecomarché é a melhor opção. Já para o cabaz 3 as marcas próprias das diferentes cadeias pautam-se por não apresentarem uma grande diferença de preços. Ainda assim, Continente e Pingo Doce são os campeões.
Os produtos com a marca do distribuidor permitem, em média, uma poupança de 30% face às marcas do fabricante. A poupança atinge 38% na cadeia Minipreço, mas fica-se pelos 26% nas lojas Supercor.