Vodka do Czar Alexandre III chega a Portugal
Feita a partir da receita secular do russo Dmitri Mendeleev, a Vodka Russian Standard, a preferida do Imperador Alexandre III, chega a Portugal pela mão da empresa portuense Luxury Drinks

Rita Gonçalves
Sical homenageia mulheres da cafeicultura com edição limitada Café Delas
BCSD promove conferência sobre liderança em tempos de mudança
GS1 Portugal vai apresentar os resultados do estudo ‘Tracking de Frescos’
Cofidis lança extensão do Google Chrome que traduz termos financeiros em segundos
A celebrar 70 anos Adega de Borba lança Montes Claros Reserva Especial Tinto
Queijos Santiago volta a marcar presença no Estoril Open 2025 como Official Partner
Curso “abc da Gestão por Categorias” regressa a Lisboa com nova abordagem e foco em Inteligência Artificial
Grupo JOM inaugura loja em Felgueiras e lança novo Retail Center com investimento de 5 milhões de euros
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
É a vodka premium número um na Rússia e uma das 100 marcas mais vendidas no Mundo, segundo o ranking da revista especializada em bebidas alcoólicas IMPACT. Chama-se Vodka Russian Standard e acaba de chegar a Portugal pela mão da empresa portuense Luxury Drinks.
Vendida em 75 países, a vodka 100% russa alcançou um volume de negócios próximo dos 57 milhões de euros no ano passado. Na Europa, tem adeptos em França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Grécia, Irlanda, Itália, Rússia, claro está, e dá agora os primeiros passos no mercado português.
“Só agora conseguimos reunir condições para lançar a marca em Portugal”, sublinha em entrevista ao Hipersuper Maria João Martins, directora de marketing da Luxury Drinks. “A bebida vai implantar-se com força no mercado nacional e rapidamente conquistar os consumidores portugueses porque oferece elevadíssima qualidade a um preço baixo”.
E a qualidade da vodka foi confirmada pelo requintado gosto do Czar Alexandre III. “A Russian Standard é reconhecida na sua terra Natal como um referencial de excelência. A versão Original [a que está à venda em Portugal] deve o nome e a qualidade à fórmula clássica de Dmitri Mendeleev, [químico russo] que definiu os padrões de produção de vodka em 1894. A sua qualidade era tal que a bebida foi encomendada pelo Czar Alexandre III”, conta a directora de marketing da empresa portuense.
Receita secular
A Russian Standard é elaborada a partir do trigo de Inverno das planícies russas e das águas glaciais (vodka significa “pequena água” em russo). A água influencia de tal forma o produto final que a Russian Standard investiu, em 2006, 42 milhões de euros para edificar a destilaria em São Petersburgo, pela proximidade da capital russa à água cristalina e glaciar das fontes subterrâneas do Lago Lagoda.
Sendo a vodka a bebida nacional da Rússia, maior mercado do mundo após a queda do comunismo, é de estranhar que só em 2006 um empresário astuto lance a primeira marca nacional de vodka Premium no país. Roustan Tariko cria em 2006 a primeira vodka russa do Mundo feita a partir dos exigentes padrões da fórmula elaborada por Dmitri Mendeleev.
A grande vantagem da Russian Standard é ser produzida, destilada e engarrafada na Rússia, a partir de uma receita russa e com matéria-prima russa, ressalva Maria João Martins.
Sucesso no Reino Unido
Como tem sede no Porto, a Luxury Drinks iniciou a divulgação da nova marca na cidade invicta. Já trabalha com alguns distribuidores nacionais e operadores do canal Horeca mas o objectivo é conquistar mais pontos de venda. Assim, programou uma série de eventos no Porto (festas temáticas, promotoras na baixa da cidade e em garrafeiras, bares, discotecas, entre outros pontos estratégicos) entre Setembro e Dezembro.
“Para começar, o Porto é a escolha natural não só porque a empresa é do Porto mas também porque queremos acompanhar de perto o desenvolvimento do projecto. Até ao final do ano, estaremos bem implementados no Norte e em 2012 descemos para o Centro e Sul de Portugal”.
Em 2010, a Russian Standard Original vendeu 2,5 milhões de caixas de 9 litros nos 75 países onde está presente, mais 13,5% face ao período homólogo. A facturação atingiu 80 milhões de dólares americanos (cerca de 57 milhões de euros).
No Reino Unido e EUA as vendas cresceram 30%. O Reino Unido é um dos mercados internacionais onde a bebida alcança mais sucesso. A empresa alegou recentemente ter roubado o título de 2ª marca de vodka mais vendida em volume à Absolut em Inglaterra.