Consumo mundial de sumo de laranja concentrado cai 5,3%
O volume mundial consumido de sumo concentrado caiu 127 mil toneladas, passando a totalizar 2,288 milhões de toneladas, em 2010. Dos 40 países analisados, Brasil, Rússia, Índia, China e México são os únicos que crescem.
![Victor Jorge](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Victor Jorge
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Mesmo após um leve crescimento nos últimos dois anos, o consumo mundial de sumo de laranja acumula uma quebra de 5,3% entre 2003 e 2010, de acordo com o estudo da consultoria Markestrat, a partir de dados da Tetra Pak e da Euromonitor.
O volume mundial consumido de sumo concentrado e congelado passou de 2,415 milhões de toneladas, em 2003, para 2,288 milhões de toneladas, em 2010, representando uma redução de 127 mil toneladas, adiantando o estudo que a quebra acumulada se concentrou, principalmente, em 2007 (2,2%) e 2008 (2,8%), período marcado pela alta nos preços das commodity e o início da crise mundial.
No entanto, em 2009 e 2010 a procura aumentou, respectivamente, 1,4% e 0,6% em comparação com o ano anterior.
O estudo observou os 40 principais países compradores de sumo concentrado e congelado, chegando à conclusão que o prejuízo com a redução no consumo no período em análise atinge os 254 milhões de dólares [cerca de 176 milhões de euros], se considerados os preços actuais.
O estudo aponta que a queda no consumo ocorreu principalmente em países industrializados e entre os principais compradores de sumo. Apesar da alta na procura mundial entre 2009 e 2010, nos EUA, principal comprador, o consumo caiu 5%, o que representa 42 mil toneladas.
No entanto, apesar da queda acentuada nos principais mercados, houve crescimento na procura nos países emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China e México. Nesses mercados, registou-se um aumento de 41% no consumo entre 2003 e 2010.
Contudo, na maioria dos países avaliados (35), a queda acumulada de 9,2% na procura no período representa 204 mil toneladas.
De referir que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de sumo de laranja, com uma receita anual de 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros).