Kraft Foods vê lucros aumentarem 36%
A Kraft Foods obteve uma subida nos lucros anuais (+36,2%), embora no último trimestre de 2010, esses mesmos lucros tenham caído (-24%). Para a CEO da companhia, 2011 deverá ser um ano de aumento de custos e preços.

Victor Jorge
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
A norte-americana Kraft Foods anunciou uma subida de 36,2% nos lucros para o exercício de 2010, fechando o ano com 4,114 mil milhões de dólares (cerca de três mil milhões euros) contra os três mil milhões de dólares (cerca de 2,2 mil milhões de euros) obtidos em 2009.
Contudo, o último trimestre da companhia que comprou a britânica em Janeiro de 2010 por 11,9 mil milhões de libras (cerca de 13,5 mil milhões de euros) não correu tão bem, tendo registado uma quebra de 23,1% face ao mesmo período de 2009, tendo obtido 547 milhões de dólares de lucro contra os 711 milhões do ano transacto.
Quanto a vendas, a Kraft Foods cresceu 30% nos últimos três meses de 2010, passando de 10,6 para 13,8 mil milhões de dólares, enquanto no acumulado do ano a companhia norte-americana evoluiu 27%, passando de 38,8 para 49,2 mil milhões de dólares.
Irene Rosenfeld, CEO da Kraft Foods, refere, em comunicado, que “a companhia prossegue o bom desenvolvimento das sinergias após a aquisição da Cadbury”.
A responsável da companhia assegurou ainda estar preocupada com o aumento dos custos com as matérias-primas, nomeadamente com o milho e o açúcar, que levou a empresa a aumentar os preços na maioria dos seus produtos na Europa e em mais de metade no negócio do Norte de África.
Admitidos foram, igualmente, custos mais altos para o ano de 2011, “reflexo das matérias-primas”. flexo do auno próximo ano, com o aumento dos preços nas matérias-primas. “Não há dúvidas de que nos mercados desenvolvidos, tanto na América do Norte como na Europa, a confiança do consumidor continua fraca. Ao verificarmos uma fraqueza no consumo, os custos iniciais continuam a aumentar, e isso vai exigir preços adicionais”, concluiu Irene Rosenfeld, deixando em aberto uma mais que possível subida dos preços dos produtos da Kraft Foods.