Vinhos importados com dificuldades na China
Embora seja um dos mercados a registar maior taxa de crescimento anual, os analistas prevêem que, se os vinhos importados não se posicionarem brevemente, não terão grandes possibilidades de sucesso.

Victor Jorge
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Os vinhos importados estão a viver tempos conturbados no mercado chinês e não terão grande sucesso se não conseguirem marcar a sua posição antes de 2012, apesar do crescimento recente, admitiram os analistas recentemente ao decanter.com.
Zhu Sixu, director-geral da Guangdong Liquor Sales Administration, referiu que a importação de vinhos manteve uma taxa de crescimento média de 20% por ano nos anos recentes, traduzindo-se em 960.000 litros, em 2009, mais 28% que no ano anterior. Contudo, revelou o responsável, o consumo anual per capita no país corresponde a 10% da média internacional.
Segundo avançam os analistas, o grande potencial de consumo atraiu os produtores e exportadores em países como a França, Alemanha, Itália, Austrália e Chile para o mercado chinês.
Os números avançados revelam que, até Maio de 2010, o valor total dos vinhos importados provenientes da Austrália atingiu os 155 milhões de yuans (cerca de 17 milhões de euros), tornando-se a China no maior importador de vinhos australianos na Ásia, responsável por cerca de 56% do total de vinhos importados pela região.
As perspectivas adiantam, contudo, que, apesar do crescimento significativo na importação de vinhos pela China, o país ainda enfrenta vários problemas, com os analistas a reconhecerem que as marcas de vinho do Novo Mundo não são conhecidas. Ou seja, com excepção dos “Lafite” e/ou Chateau, a maioria dos vinhos importados são completamente desconhecidos da maioria dos consumidores chineses.
Além disso, o consumidor normal chinês não tem conhecimentos sobre vinhos, a ausência de marcas de vinho conhecidas poderá afectar a percepção de qualidade dos vinhos e fazer com que os consumidores prefiram vinhos de qualidade inferior e de preço baixo.