Proporcionar experiências sensoriais aos consumidores
De acordo com a 4.ª parte do Retail 2020 da Jones LangLaSalle, os retalhistas retalhistas necessitam cada vez mais proporcionar experiências sensoriais e emocionais aos consumidores e disponibilizar serviços directamente na loja.
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Victor Jorge
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A Jones Lang LaSalle divulgou recentemente a quarta parte do estudo Retail 2020, denominada “Going Beyond Retail”. Este novo capítulo analisa a crescente necessidade dos retalhistas em proporcionar experiências sensoriais e emocionais aos consumidores e em disponibilizar serviços directamente na loja. A análise considera também o efeito do comércio electrónico nos retalhistas tradicionais e a necessidade de os retalhistas desenvolverem estratégias que vão além dos habituais modelos de negócio e transacções, à medida que os consumidores querem cada vez mais por cada vez menos valor.
Robert Bonwell, CEO EMEA de Retail da Jones Lang LaSalle afirma que “a saturação advinda de lojas clone que vendem produtos semelhantes de formas idênticas está a tornar-se insustentável. Com o inegável crescimento do online, os retalhistas tradicionais terão de oferecer «experiências». Os formatos de centro comercial e comércio de rua terão de criar pseudo comunidades com as quais os consumidores interajam e se envolvam. Por exemplo, iniciativas já existentes na Europa incluem centros de lifestyle ao ar livre e bibliotecas integradas, áreas educacionais e salas de descanso”.
Para Manuel Puig, director-geral da Jones Lang LaSalle Portugal, “os centros comerciais assumem-se como um enorme espaço físico, e com a visão correcta, poderão ser ajustados de forma a integrar inúmeras ofertas além do retalho, incluindo lazer, cultura e saúde. O futuro das experiências de retalho será desenvolvido através de uma materialização mais sofisticada de ideias que criem no consumidor um laço emocional autêntico com o centro comercial, com acesso a produtos locais, globais e éticos, disponíveis em espaços bem desenhados e com um serviço integral, sem falhas”.