Importações comunitárias de frutas e legumes caíram 7%
Os dados do Eurostat revelam que os Estados-Membros da União Europeia importaram, em 2009, menos 7% de frutas e legumes, em volume, enquanto, em valor, a descida foi de 8%.

Victor Jorge
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
De acordo com os dados publicados pela União Europeia (UE), a importação de de frutas e legumes totalizou, em 2009, 13,4 milhões de toneladas procedente de países terceiros, representando uma quebra de 7% face ao ano de 2008, sendo que, em valor, essas importações ascenderam a 10,754 mil milhões de euros, ou seja, menos 8% que no exercício anterior.
Estes dados publicados pelo Eurostat, correspondem a uma tendência de descida da realidade vivida entre 2002 e 2008, quando as importações de frutas e legumes de países terceiros cresceram 39%.
O volume de importação de frutas caiu, segundo a entidade estatística europeia, 8% a nível interanual, em 2009, para 11,1 mil milhões de toneladas, enquanto em valor, a descida foi de 9% para os 8,844 mil milhões de euros.
Os dados disponibilizados pelo Eurostat revelam que o volume de importação de bananas, principal fruta adquirida pela UE a países terceiros, caiu 8%, em 2009, para as 4,5 mil milhões de toneladas. Seguiram-se o ananás, com pouco mais de 880 mil toneladas (-5% face a 2008, a laranja com 845 mil toneladas (-18%), maçã com 691 mil toneladas (-14%) e uva com 613 mil toneladas (-6%).
Já em relação aos legumes, a importação de produtos a países terceiros, em 2009, totalizou 2,2 mil milhões de toneladas, correspondendo a uma descida de 2% face a 2008, para o valor ascender a 1,909 mil milhões de euros, ou seja, -2%.
Os principais legumes importados pelos Estados-Membros foram, de acordo com os dados do Eurostat, o tomate, batata, cebola, pimento e o feijão. O tomate, foi, de resto, um dos poucos produtos horto-frutícolas que registou um aumento nas importações, com um crescimento de 11% para as 524 mil toneladas. Já a importação de batata caiu 14% para as 451 mil toneladas.