Deborah Barbosa, CEO da Grupo Panificadora Costa & Ferreira
O Natal é um momento de celebração, tradição e, claro, riqueza gastronómica. Para as marcas, esta época do ano representa não só a oportunidade de reforçar a ligação emocional com os seus clientes, mas também de inovar e adaptar-se às tendências do mercado. Com uma oferta que valoriza os sabores clássicos portugueses, como o bolo-rei ou as rabanadas, aliar a inovação e a tradição, introduzindo novidades que conquistam paladares e criam novas tradições, é o caminho das empresas que trabalham no setor da pastelaria e doçaria.
Para o Grupo Panificadora Costa & Ferreira, a tradição continua a ser um elemento central, mantendo receitas intemporais, como a do emblemático Pão de Rio Maior. “Valorizamos muito a tradição dos nossos produtos que, além de manter a receita clássica do Pão de Rio Maior, inalterada ao longo dos 34 anos de existência, tem também ao longo dos anos permitido desenvolver novos produtos”, afirma Deborah Barbosa, CEO da empresa fundada em 1990.
Este Natal, a empresa apresenta novidades que reforçam a oferta diversificada para a ceia natalícia. “Este ano temos duas novidades muito interessantes e diversificadas para a ceia de Natal: o Pão de Forma Massa Mãe com Queijo da Ilha e o Pão de Forma Brioche com Açúcar Neve.” Também a Broa de Milho ganha novas interpretações com versões mais saudáveis, como a Forma de Milho Doce e Grãos Germinados.
Num mercado competitivo, a estratégia de comunicação desempenha um papel crucial. A Deborah Barbosa destaca a aposta em campanhas digitais e parcerias estratégicas. “De forma a destacar os nossos produtos num mercado tão competitivo como é o da panificação, apostamos fortemente em campanhas nas redes sociais, onde partilhamos e apresentamos a autenticidade e tradicionalidade dos nossos produtos, e integramos os folhetos promocionais da grande distribuição”, explica.
As parcerias com influenciadores digitais são outra componente fundamental para amplificar o alcance. “Em simultâneo, e à semelhança do que acontece noutros momentos estratégicos ao longo do ano, realizamos ações de comunicação com influenciadores digitais, que têm um impacto imediato e abrangente”, sublinha.
O interesse crescente por opções mais saudáveis também molda a oferta do Grupo Panificadora Costa & Ferreira, com um portefólio que inclui produtos diferenciadores e nutritivos. “Todos os nossos produtos são confecionados com ingredientes 100% naturais, sem a adição de corantes nem conservantes, o que faz com que, por si só, os nossos pães sejam já mais saudáveis do que outras alternativas presentes no mercado”, garante Deborah Barbosa.
O portefólio da empresa inclui produtos como o Pão de Rio Maior com Centeio, Pão de Aveia e Linhaça, e o Pão Multicereais, que se destacam pelo teor nutritivo. “A aveia e a linhaça, por exemplo, são consumidas muitas vezes durante as dietas, sendo ótimas fontes de fibras, vitaminas e nutrientes, enquanto o centeio melhora a saúde digestiva”, acrescenta.
Sofia Miguel, responsável de marketing e comunicação do Grupo Celeste
Para o Grupo Celeste, a tradição é parte fundamental da sua essência, mas a inovação continua a ser uma prioridade. “O Grupo Celeste procura combinar a tradição que faz parte da sua essência, através das receitas e dos métodos tradicionais que utiliza numa grande variedade de produtos (como por exemplo o pão, o pão de ló ou os bolos-rei) com o lançamento de produtos inovadores no mercado da panificação e pastelaria, associando as tendências de mercado aos melhores ingredientes e a novos processos”, explica Sofia Miguel, responsável de marketing e comunicação do grupo.
Entre as novidades para este Natal, Sofia Miguel destaca quatro produtos que prometem surpreender os consumidores. “Temos quatro novidades irresistíveis: Bolachas Rei, com um doce sabor a cacau e o aroma inconfundível do Bolo-rei; Fatias Douradas, com o sabor irresistível de abóbora e canela; Pão de Ló Cremoso Limão, uma escolha certa para adoçar o Natal; e o Tronco de Natal Tiramisu, ideal para quem procura uma sobremesa festiva com um toque especial.”, enumera.
Numa época de forte concorrência, o Grupo Celeste aposta numa abordagem integrada de comunicação para se destacar. “No seguimento do que temos vindo a fazer em campanhas temáticas durante este ano, como foi o caso das crookies ou as brookies, vamos apostar fortemente na comunicação offline através das nossas lojas (merchandising e decoração) e na comunicação online, através de um planeamento em social media que reforça os passatempos e as campanhas localizadas, junto de clientes e influenciadores”, refere Sofia Miguel.
A empresa acredita no poder da tradição e da inovação para criar uma conexão emocional com os consumidores. “Nesta época natalícia vamos continuar a apostar neste tipo de campanhas temáticas, aliando tradição com inovação, criando memórias e incentivando os consumidores a escolherem o Grupo Celeste como parte do seu Natal.”, diz.
Apesar de o Natal 2024 não contar com uma linha específica de opções mais saudáveis, o Grupo Celeste está atento às tendências do mercado e prepara novidades para o próximo ano. Para a campanha de Natal 2024 não temos novidades nesta área “mas teremos em 2025 outras campanhas e novas gamas de produtos que serão opções mais saudáveis (vegetarianas, sem glúten, com redução de açúcar, entre outras). Novidades em breve”, avança Sofia Miguel ao nosso jornal.
A receita de sucesso d’A Padaria Portuguesa
Rita Neto, diretora de marketing d’A Padaria Portuguesa
Com o espírito natalício a inundar as ruas, A Padaria Portuguesa volta a oferecer aos seus clientes uma oferta que combina tradição e inovação.
Para A Padaria Portuguesa, o Natal é mais do que uma celebração: é um momento mágico. “O Natal é das épocas mais importantes e mágicas para A Padaria Portuguesa. As lojas ‘vestem-se’ de grinaldas verdes e as fachadas iluminam a cidade, participando ativamente no espírito natalício que se vive em Lisboa e no Porto”, afirma Rita Neto, diretora de marketing da marca ao Hipersuper.
A oferta de Natal inclui os clássicos como os sonhos, rabanadas, azevias, bolo-rei e bolo-rainha, aos quais se junta o bolo escangalhado, lançado no ano passado e que volta a marcar presença devido ao sucesso de vendas. “Somos embaixadores da tradição portuguesa, mas apaixonados por criar novas tradições – está presente no ADN da equipa de inovação de produto desde a génese da marca.”, assevera.
Entre as novidades, a marca apresenta uma segunda edição especial da sua lata de bolachas, que este ano promete surpreender. “Voltamos a trazer uma lata especial com bolachas, que este ano para além de música, também projeta luz. É a segunda edição especial que lançamos de uma lata muito bonita – diria mágica, até – com um design dedicado ao Natal, e que será um colecionável que se irá manter como tradição na Padaria Portuguesa”, destaca Rita Neto.
Numa altura em que o mercado está repleto de ofertas, A Padaria Portuguesa aposta numa abordagem direta para conquistar os consumidores. “Sabemos que quando se fala de comida, não há nada como provar, por isso a principal ação da nossa estratégia é dar a provar aos clientes que nos visitam as receitas que já há 14 anos trazemos nesta época especial”, refere Rita Neto.
A degustação torna-se uma ferramenta essencial para envolver os clientes. “Temos um plano de degustação para o sortido de Natal, em que diariamente o cliente encontra um produto diferente para experimentar. Recebemos mais de 30.000 clientes por dia nas nossas 77 lojas e essa é, sem dúvida, a melhor aposta”, sublinha.
A Padaria Portuguesa continua a atender às necessidades dos consumidores com restrições alimentares ou preferências mais saudáveis. “Uma das prioridades d’A Padaria Portuguesa é ser um espaço com opções de comida para todos, em qualquer época do ano. Temos na nossa oferta opções saudáveis, vegetarianas e sem glúten, para que os clientes consigam fazer as suas escolhas de forma fácil, para terem uma refeição saudável, com ingredientes frescos e de elevada qualidade”, salienta Rita Neto.
No entanto, nesta época, a marca aposta sobretudo nos seus clássicos natalícios. “O Natal é uma época especial, onde introduzimos os clássicos da Padaria Portuguesa, que já são uma tradição nas famílias portuguesas há 14 anos.”, conclui.