
Herbart dizia que ideias competem na nossa cabeça como produtos num linear: só algumas ganham destaque.
E no retalho, tu sabes bem não dá para ter stock parado – produto que não roda, ocupa espaço e custa dinheiro.
Agora troca “produto” por “ideia”:
Se manténs pensamentos ultrapassados no topo da tua mente (“a equipa nunca muda”, “isto sempre foi assim”), desperdiças espaço para ideias frescas, com margem e potencial.
Tens feito inventário ao que pensas?
Ou estás a acumular ideias fora de prazo?
O que não combina, sai da prateleira.
Herbart também dizia: ideias incompatíveis não coexistem.
Se queres ser um líder inspirador, mas acreditas que “a malta só trabalha com pressão”… temos um problema de planograma mental…grave!
> Ideia 1: “Quero desenvolver o meu vendedor.”
> Ideia 2: “Ele nunca vai ter o meu nível.”
> Resultado? Bloqueio. Tu hesitas, ele não cresce, a loja fica paradinha no tempo.
É como pôr leite ao lado do detergente. Não faz sentido.
Não vende.
Confunde.
Desculpa Lá, mas estás a liderar com ideias em conflito e queres performance?
Uma ideia tem de prevalecer.
Na loja, isso significa fazer escolhas conscientes:
Ou acreditas que a tua equipa pode crescer, ou assumes que vais ser o bombeiro para sempre.
Ou acreditas que há tempo para o que importa, ou continuas no modo “não consigo”.
Faz uma reposição de ideias com margem:
– “Não tenho tempo”
→ “Tenho 15 minutos para o que é essencial.”
– “Eles não querem saber.”
→ “Eles seguem o que eu faço, não o que eu digo.”
– “Está tudo mal.”
→ “O que é que depende de mim melhorar hoje?”
Desculpa lá, hoje levas trabalho de casa.
EXERCÍCIO DE REFLEXÃO – INVENTÁRIO DE IDEIAS
1. Anota 3 ideias que estão constantemente na tua cabeça como líder.
(Ex: “A equipa é desmotivada”, “Não há tempo para tudo”, “Ninguém faz como eu”)
2. Marca com um bola ou certo quais delas te aproximam da liderança que queres ter.
As outras? Estão a ocupar espaço de ideias com mais margem.
3. Escolhe 1 dessas ideias negativas e escreve uma nova versão, mais funcional.
Troca o “não dá” por “como posso fazer diferente?”
4. Visualiza a tua mente como o linear da tua loja.
O que está em destaque?
O que devia sair da frente?
O que falta repor com urgência?
A mente também precisa de liderança.
E no teu caso, é melhor que seja à prova de rutura de stock.