Economia paralela representa 33 mil milhões de euros em Portugal
A economia paralela representa 33 mil milhões de euros, ou seja, cerca de 20% do PIB. Este é um dos valores que a Visa Europe e A.T. Kearney irão apresentar brevemente em Lisboa com o estudo “Economia Paralela na Europa, 2010”.

Hipersuper
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
A Visa Europe e a A.T. Kearney vão apresentar, em Lisboa, no próximo dia 30 de Junho, no Inspira Santa Marta Hotel, Sala Bica, o estudo “Economia Paralela na Europa, 2010”.
Em Portugal, a economia paralela representa 33 mil milhões de euros, ou seja, cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB), um valor muito próximo da média dos países da União Europeia e do Sul da Europa, onde a economia paralela representa mais de 2 biliões, aproximadamente 20% da riqueza produzida na Europa.
De acordo com o estudo, em Portugal 2,5 mil milhões de euros podem ser recuperados com a introdução de medidas que desburocratizem o sistema judicial, agravem as coimas e sentenças relacionadas com a evasão fiscal, dificultem o trabalho e as vendas não declaradas e limitem os pagamentos em dinheiro – os principais factores da economia paralela em Portugal.
O estudo, desenvolvido por Friedrich Schneider, da Universidade de Linz na Áustria, e pela consultora A.T. Kearney, para a Visa Europe, analisou a estrutura da economia paralela em 12 sectores de actividade económica, em 12 países europeus, incluindo Portugal.
A apresentação conta com a presença de Jeremy Nicholds, Head of Consulting and Commercial Development da Visa Europe, Sergio Botelho, Country Manager da Visa Europe Portugal e Pedro Castro, Principal da A. T. Kearney em Portugal.