Intermarché de Messines poupa 20% de energia com iluminação 100% LED
A carne e os frescos duram mais tempo, a apresentação do produto melhora, o ambiente e a luz são perfeitos e não há necessidade de manutenção, refere o proprietário do hipermercado algarvio, Serge Rossignol

Rita Gonçalves
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
“Está provado que os hipermercados podem poupar até 20% de energia com a alteração do sistema de iluminação”, sublinha Serge Rossignol, proprietário do Intermaché Contact de Messines, Algarve.
Há cerca de um ano, Serge Rossignol decidiu instalar o sistema LED e todos os tubos florescentes foram substituídos por tubos LED da empresa europeia Unique Lights.
A substituição do sistema de iluminação teve lugar em Março de 2010 e desde então o consumo de energia tem sido monitorizado pela Unique Lights e pela gerência do Intermarché. A poupança de energia foi contabilizada em 20% face ao consumo do sistema anterior.
“Com o crescente aumento do custo da energia, iniciámos uma investigação interna para poupar energia. Optámos pela iluminação LED e, doze meses depois, foram poupados mais de 55.000 kWh, a carne e os frescos duram mais tempo, a apresentação do produto melhorou, o ambiente e a luz são perfeitos e deixei de precisar de manutenção”, explica o proprietário.
Com a aplicação das lâmpadas LED, os custos de energia de iluminação vão ser reduzidos entre 50 a 80% e o Retorno de Investimento (ROI) está estimado em 2,5 anos, segundo as estimativas do Intermarché. O tempo médio de vida da qualidade dos produtos da Unique Lights no hipermercado ronda os 8 anos.