Compromissos da indústria alimentar na publicidade para crianças já está online
26 empresas assinaram, durante o III Congresso da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar, os compromissos da indústria alimentar na publicidade dirigida a crianças, O site www.compromissos-alimentar.com foi lançado agora.

Victor Jorge
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Já está disponível o novo site – www.compromissos-alimentar.com – relativamente aos compromissos da indústria alimentar na publicidade dirigida a crianças, um espaço público onde podem ser consultados os compromissos voluntários de marketing e publicidade subscritos por 26 empresas a operar no mercado nacional.
As empresas de alimentos e bebidas comprometeram-se a alterar a sua publicidade dirigida a crianças apoiando um conjunto de esforços de promoção de estilos de vida saudável. Este site revela assim os compromissos que 26 empresas que subscreveram de forma voluntária (Cerealis, Coca-Cola, Danone, Ernesto Morgado, Ferraz e Ferreira, Ferrero, Gelpeixe, Iglo, Kellogg, Kraft Foods, Mars, Mineraqua, Modelo Continente, Nestlé, Nobre Alimentação, Orangina Schweppes, Panpor/Neopanpor, Parmalat, PepsiCo Matutano, Pescanova, Queijo Saloio, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, Sovena, Sumol+Compal, Unicer e Unilever Jerónimo Martins).
Estas empresas representam cerca de 50% do total de investimentos em alimentos e bebidas do mercado nacional.
A iniciativa partiu da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e da Federação da Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), com o intuito de tornar este site numa plataforma acessível a todos, demonstrando a transparência de todo o processo e, assim, devolver publicamente os resultados obtidos e assegurar o cumprimento dos compromissos.
A monitorização dos compromissos, no âmbito da publicidade, está a ser assegurada pela Accenture, que avalia a forma como as empresas estão a ajustar a sua comunicação comercial dirigida a crianças, de acordo com as medidas previstas nos compromissos. Quanto à monitorização do marketing nas escolas, ela está a cargo do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Segundo Manuela Botelho, secretária-geral da APAN, “as empresas do sector alimentar e bebidas demonstram desta forma que a auto-regulação continua a responder na altura certa e de forma proactiva às preocupações sociais”.
De referir que a assinatura dos Compromissos da Indústria Alimentar teve lugar a dia 5 de Novembro de 2009, durante a realização do III Congresso da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar, por 26 empresas que operam no mercado nacional. Na altura, os responsáveis por estes compromissos destacaram como objectivo garantir uma actuação mais consistente, responsável e sustentável da comunicação no sector.
Os compromissos traduzem um significativo investimento em recursos das 26 empresas aderentes, integrando um conjunto mais alargado de iniciativas de auto-regulação, que incluem o perfil nutricional dos produtos e a informação ao consumidor. A assunção destes compromissos constituiu um momento marcante do sector alimentar no que diz respeito à auto-regulação, que assumiu particular relevância pelo carácter rigoroso e ambicioso desta iniciativa.