Amanhã no Hipersuper: Entrevista ao Director de Área de Feiras da FIL, João Lourenço Vieira
Amanhã no Hipersuper: Scantrend Nielsen; Especial Carnes; análise Kantar Worldpanel (congelados); entrevistas ElPozo, Alimentaria&Horexpo e CVRVV; Linde; Iveco, e Conselho dos Notáveis.

Hipersuper
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos a entrevista a João Lourenço Vieira, Director de Área de Feiras da FIL, que, a menos de um mês da realização da Alimentaria&Horexpo 2011, nos garantiu que “quem visita a Alimentaria vem com objectivo de negócios”. Além disso, o responsável pela área de feiras da FIL revelou que o propósito de juntar a Alimentaria, Horexpo e Tecnoalimentaria foi, fundamentalmente, para dar uma “maior e mais completa resposta aos sectores envolvido na feira e, por outro, garantir um menor investimento quer aos expositores, quer aos visitantes”.
No “Retalho”, o Scantrend da Nielsen, dá conta que o ano 2011 começou com um crescimento de 0,6% na facturação dos Bens de Grande Consumo (BGC). Os dados mostram que as Marcas de Fabricante (MF) iniciaram o ano a perder vendas (-2,8%) vs período homólogo, enquanto as Marcas de Distribuição+Primeiros Preços (MDD+PP) desaceleram o seu crescimento versus período anterior mas crescem +7,9% vs período homólogo.
Na “Produção”, destaque para o Especial dedicado ao mercado das carnes. Numa primeira abordagem, os números da Kantar Worldpanel indicam que Os Mosqueteiros – com as insígnias Intermarché e Ecomarché – é o grupo retalhista mais importante na compra de carne pelos lares portugueses, com uma quota de mercado de 13,8%, em volume, seguido pelo Pingo Doce com 13,2%.
No mesmo Especial, os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que o consumo de carne cresceu 7,7 quilos em cinco anos, avançando, por sua vez, a Nielsen que 96% dos lares compra carne.
Ainda no Especial, Artur Moreira, Director Comercial da ElPozo, admite que “a distribuição é pouco colaborante na resposta às tendências, concluindo que 2011 será um ano “difícil e exigente”.
Para terminar a “Produção”, a Kantar Worldpanel identificou que uma das tendências de consumo para o ano de 2010 é a substituição por parte dos shoppers portugueses, na procura pelas melhores ofertas e preços, trocando alguns produtos por alternativas mais baratas. A consultora não fala, contudo, só da troca da marca habitual por MDD. Nem da troca por produtos em promoção. Apesar destes aspectos existirem, salienta a troca directa entre um produto por outro produto substitutivo mais barato.
Nos “Vinhos”, Manuel Pinheiro, Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), revela que para o Vinho Verde, o crescimento passa pela exportação. Representando a segunda região mais importante em termos de vendas (INA+INCIM, INA e INCIM), os Verdes ligaram-se à “joaninha” da Jerónimo Martins, com o objectivo de explorar o mercado polaca. Até porque, segundo Manuel Pinheiro, “a exportação não tem de seguir a via tradicional”; considerando as redes de distribuição a nível europeu um excelente parceiro de negócio.
Na “Logística”, a feira CEMAT 2011 será o palco escolhido pela Linde para apresentar as suas mais recentes novidades no mercado dos empilhadores eléctricos com capacidade das 2 às 5 toneladas. O Hipersuper desvenda o que empresa irá mostrar na Alemanha.
Já nos “Veículos”, é a vez da Iveco lançar as soluções ECO, aplicadas com tanto sucesso aos Veículos Comerciais Ligeiros como, por exemplo, na EcoDaily, à Stralis.
Numa edição enriquecida com o “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com a recessão e a acusação feita pelo chairman da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, ao Governo de que “não vale a pena continuar a mentir”; a estratégia de expansão da mesma Jerónimo Martins, os apoios à exportação e os respectivos mercados a explorar; a possível paralisação nacional das transportadoras; e o aumento dos preços das matérias-primas.
No único artigo de opinião desta edição, Nancy Almeida (Hays), escreve sobre “Avaliar competências no retalho – As etapas fundamentais”.
Boas leituras!