Nova solução SAP para o retalho
SAP Promotion Management for Retail 7.1 ajuda retalhistas a agilizar o marketing e o merchandising das promoções, a criar promoções multi-canal, dirigidas a potenciais consumidores.

Victor Jorge
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A SAP anunciou recentemente o lançamento em Portugal da solução SAP Promotion Management for Retail 7.1, que integra um conjunto de novas funcionalidades que permite aos retalhistas a gestão de processos promocionais complexos, competitivos e eficazes em múltiplos canais, dirigidos a consumidores proactivos, numa conjuntura económica difícil.
Com esta solução, a SAP procura tornar a gestão de promoções numa ciência. As novas funcionalidades ajudam os retalhistas a agilizar o marketing e o merchandising das promoções, a criar promoções multi-canal, dirigidas a potenciais consumidores, e a projectar diversos tipos de ofertas. Esta é uma solução centrada no consumidor que ajuda os retalhistas ao automatizar e gerir a complexidade natural de promoções segmentadas, localizadas e customizadas para folhetos, cartazes, frente de loja, web, Internet e terminais móveis. A boa gestão desta complexidade permite chegar de forma mais eficaz a consumidores que compram através de múltiplos canais e em regiões específicas, melhorando o retorno financeiro destas acções.
“O retalho e o comércio em geral estão a atravessar uma fase de grandes desafios e de enorme inovação. Gerir desafios e lucrar com oportunidades de enorme complexidade sem ser ultrapassado pelos acontecimentos requer sistemas de software capazes de simplificar a gestão sem destruir a sofisticação dos processos promocionais” refere Ilda Freitas, Retail Business Developer da SAP Portugal. “Esta aplicação SAP não só integra as ferramentas necessárias para desenvolver promoções mais relevantes e eficazes, como para aumentar a rentabilidade através da correcta identificação das promoções mais lucrativas a partir da informação do comportamento de compra”.
A solução SAP Promotion Management for Retail 7.1 racionaliza e simplifica os processos e a colaboração entre as equipas envolvidas (financeira, marketing, publicidade, merchandising, vendas), nomeadamente a partilha e actualização de dados, informação e documentos, mantendo a coerência entre as diversas versões de uma promoção, num processo inteiramente centralizado e completamente desmaterializado.
Considerando que “os retalhistas e o comércio, em geral, enfrentam um mercado cada vez mais transparente, em que os consumidores partilham informação, comparam e acedem facilmente a informação da concorrência, com o impacto das redes sociais, dos terminais móveis e aplicações interactivas, o comércio precisa de ferramentas capazes de gerir, contextualizar e executar promoções eficazes e lucrativas”. Neste contexto, a SAP salienta que “o processo de monitorização da procura e de alavancagem das vendas com promoções terá de evoluir de forma a que este processo seja mais rentável, impacte todos os canais e tenha em conta consumidores específicos, de forma independente dos canais de venda”.
Além disso, no actual contexto económico, a capacidade de antecipar, simular e avaliar os resultados financeiros das promoções ao nível da oferta, das categorias e dos eventos, é a capacidade mais valorizada. Neste particular, a solução SAP integra ferramentas matemáticas capazes de projectar o impacto e a rentabilidade de cada promoção, em função de diferentes tácticas promocionais, recorrendo à informação disponível sobre os pontos de vendas. No contexto da gestão de categorias, a solução permite aos gestores orçamentar, avaliar o impacto das promoções e negociar no contexto de ofertas feitas pelos fornecedores.