Internacionalização, competitividade e marca. Os três pilares da Alimentaria 2012
O salão internacional de alimentação e bebidas vai ter lugar entre 26 e 29 de Março, na Feira Gran Vía, em Barcelona. A organização prevê que o certame ocupe 100 mil metros quadrados, mais dois pavilhões face à edição anterior.

Rita Gonçalves
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Já foi constituído o Comité Organizador da Alimentaria Barcelona. Internacionalização, competitividade e marca, são as três palavras-chave da edição de 2012 que vai ter uma nova imagem gráfica.
O salão internacional de alimentação e bebidas vai ter lugar entre 26 e 29 de Março, na Feira Gran Vía. A organização prevê que o certame ocupe 100 mil metros quadrados de área de exposição, mais dois pavilhões face à edição anterior.
Josep-Lluís Bonet, presidente de Fira de Barcelona, assume novamente a presidência do comité organizador. Bernard Meunier, director-geral da Nestlé Espanha, e Horacio González Alemán, secretario-geral do FIAB, também integram a organização, entre muitos outros profissionais com provas dadas no sector.
“A Alimentaria vai revalidar a sua liderança internacional e posicionar-se como o think- tank para toda a indústria agro-alimentar”, sublinha Josep-Lluís Bonet. “O crescimento e vendas das empresas vêm actualmente do exterior. Só com posições competitivas e com marcas com bandeira qualitativa se podem traçar estratégias de sucesso”.
A organização prevê receber 4.000 mil expositores – um terço dos quais internacionais – e cerca de 140.000 compradores, 25% oriundos do estrangeiro.
A indústria alimentar espanhola emprega 439.000 trabalhadores e fechou 2010 com uma facturação de 85.000 milhões de euros e um superavit nas exportações de 13.000 milhões de euros, mais 10% face a 2009.