Wal-Mart lança formato hiper compacto na China
Depois de ter adquirido a Massmart na África do Sul, o maior retalhista mundial lançou um novo formato de hipermercado compacto na China que, muito provavelmente, será expandido para outros mercados.

Victor Jorge
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A Wal-Mart lançou recentemente um novo formato de hipermercado compacto na China, seguindo o modelo que o maior retalhista mundial explora na América Latina, noticia o Financial Times.
Com pouco mais de 3.400 m2, o novo formato foi inaugurado sob a insígnia Smart Choice no mês passada em Zhang Shu, na província de Jiangxi, uma cidade com 500.000 habitantes. “Este formato irá ajudar-nos a chegar a mais pessoas … Não só nos mercado urbanos, mas também nas áreas rurais e cidades mais pequenas”, admitiu Doug McMillon, CEO da Wal-Mart International, ao Planet Retail.
McMillon descreveu este formato como “uma loja mais pequena, tipicamente um local físico mais barato, chão de cimento, talvez paredes de tijolo, e por vezes não temos ar condicionado”, adiantando que o retorno do investimento no formato hiper compacto foi igual aos hipers Supercenters maiores, que possuem mais do dobro do espaço.
No entanto, o responsável pela operação internacional do maior retalhista mundial salientou que “os custos de operação são bem mais baixos, por isso, os preços são também mais baixos”.
Este formato já foi testado nas lojas Bodega Aurrera, no México, e na cadeia Changomas, na Argentina, admitindo McMillon que este formato também poderá ser adaptado à África subsaariana, como, por exemplo, na recente adquirida Massmart.