Brambles quer comprar IFCO Systems
A Brambles, empresa mãe da Chep, pretende reforçar a sua posição no comércio global através da proposta de compra da IFCO Systems.

Victor Jorge
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
A Brambles Limited, empresa-mãe da Chep, especialistas em prestação de serviços de pooling, anunciou a sua proposta de aquisição da IFCO Systems NV, um prestador de serviços de logística internacional e líder na indústria de contentores plásticos reutilizáveis (RPC) a nível mundial, ficando a transacção sujeita à permissão de fusão das empresas nos EUA e em alguns países europeus.
Dolph Westerbos, presidente do grupo EMEA, afirmou, em comunicado que “a IFCO representa uma oportunidade de crescimento única para a Brambles melhorar a sua oferta de soluções de pooling aos clientes de todo o mundo com uma aquisição significativa em duas das suas principais áreas de negócio, RPCs e paletes. A entidade combinada procurará expandir-se geograficamente juntamente com os seus clientes e desenvolver uma gama de produtos e serviços inovadores mais ampla para ajudar produtores, outros produtores de produtos alimentares e retalhistas a fornecer aos consumidores os produtos mais frescos obtendo ao mesmo tempo cadeias de abastecimento mais bem estruturadas e mais saudáveis”.
A IFCO opera um pool de 112 milhões de RPCs, utilizados essencialmente para transportar produtos frescos de produtores para retalhistas. A sua sede é em Amesterdão e as suas operações estão baseadas em Pullach (Alemanha), Houston (Texas) e Tampa (Florida). Executa operações de RPC em toda a Europa, nos EUA e na América do Sul. Nos EUA, a IFCO fornece uma rede nacional de serviços de gestão de paletes que organiza, repara e volta a introduzir cerca de 200 milhões de paletes por ano.
Tom Gorman, CEO da Brambles, comentou, por sua vez que “a aquisição da IFCO representa uma oportunidade única para a Brambles melhorar a sua posição enquanto fornecedor líder de soluções de pooling a nível global e realizar operações com um forte perfil de crescimento. A IFCO encaixa-se perfeitamente nos negócios de RPC e paletes da Brambles e irá permitir que continuemos a aplicar a nossa estratégia de diversificar a nossa base de receitas por plataforma de produto, localização geográfica e tipo de cliente.”
Uma vez aprovada, a transacção criaria uma entidade com receitas de vendas de aproximadamente 5 mil milhões de dólares, das quais mais de 4 mil milhões de dólares seriam provenientes de serviços de pooling e paletes. O grupo Brambles teria mais de 16.000 funcionários a trabalhar em 49 países em seis continentes.