Bruxelas espera que os 27 adoptem taxas ambientais para camiões
A Comissão Europeia espera que os ministros dos Transportes aprovem, na sua reunião de Sexta-feira, no Luxemburgo, alterações à Directiva “Eurovinheta”, nomeadamente a aplicação de imposições ambientais aos veículos pesados de mercadorias.

Hipersuper
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
A Comissão Europeia espera que os ministros dos Transportes aprovem, na sua reunião de Sexta-feira, no Luxemburgo, alterações à Directiva “Eurovinheta”, nomeadamente a aplicação de imposições ambientais aos veículos pesados de mercadorias, disse hoje fonte comunitária.
A directiva em causa regulamenta as portagens rodoviárias e taxas aplicáveis aos camiões, mas Bruxelas abriu um processo de revisão da mesma que leve à adopção de um sistema de tarifação que “encoraje os operadores de transporte a utilizarem veículos menos poluentes e a optarem por itinerários menos congestionados”, segundo a mesma fonte.
A lógica do “poluidor-pagador” passará, assim, a ser aplicada ao sector dos transportes pesados de mercadorias, tendo em conta a categoria do veículo, a distância percorrida, o tipo de itinerário e a hora do dia, numa tentativa que estes evitem as chamadas “horas de ponta”, quando há congestionamento de trânsito.