Unicer estima duplicar vendas na China em 2010
A Unicer perspectiva atingir vendas de mais de 300 mil litros de bebidas em território chinês, durante o corrente ano, o que se traduz numa duplicação do volume alcançado em período homólogo.

Victor Jorge
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
A Unicer revelou hoje estimar atingir vendas de mais de 300 mil litros de bebidas em território chinês, durante o corrente ano, o que se traduz numa duplicação do volume alcançado em período homólogo. A concretização deste objectivo será impulsionada pela participação na Expo Xangai 2010 na qualidade de Fornecedor Oficial de Bebidas do Pavilhão de Portugal, uma oportunidade única para dar a conhecer as marcas da empresa aos mais de três milhões de visitantes que são esperados no salão nacional.
A actividade da Unicer na China arrancou em 2009, após o estabelecimento das primeiras parcerias na área da distribuição, que permitiu a comercialização de bebidas – principalmente de cerveja – em hotéis, restaurantes e cafés (canal Horeca) na província de Whenzou. Para divulgação local da Super Bock, a principal marca que está a ser exportada, a Unicer tem em curso uma campanha publicitária patente nos autocarros públicos, táxis, bem como em outdoors em várias cidades desta província com 46 milhões de habitantes.
Este ano, a empresa espera consolidar o negócio naquela região e alargar a operação a outras zonas como Xangai, Pequim e o norte do país, junto à fronteira com a Coreia.
A China apresenta, de acordo com a empresa liderada por António Pires de Lima, “um enorme potencial para a comercialização das marcas de bebidas da Unicer, quer pela dimensão do país, mas sobretudo por ser um mercado emergente que tem impulsionado o panorama económico mundial, prevendo-se que se mantenha com a mesma dinâmica durante os próximos anos”.
Paralelamente, a Unicer acredita que “o consumidor chinês tem uma grande apetência por produtos importados, associados a um estilo de vida europeu”, significando isto que, localmente, “a Super Bock é valorizada pela qualidade da bebida (cor, sabor e espuma) e também pelo design”.
A entrada da Unicer em território chinês conta com o apoio de entidades portuguesas, designadamente o AICEP, que promove a cooperação comercial e potencia parcerias com os empresários daquele país.
De referir ainda que o programa de internacionalização da Unicer, principalmente feito através da exportação da marca Super Bock, abrange já cerca de meia centena de países e contribui para 30% da facturação da empresa. Destaque para a China, enquanto um dos mercados mais recentes, e para Angola, que se mantém como o país principal na estratégia além-fronteiras da empresa.