Formação: Rotulagem e publicidade dos géneros alimentícios
A Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares irá realizar um curso de formação intitulado “Rotulagem e publicidade dos géneros alimentícios”.

Victor Jorge
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
A rotulagem dos géneros alimentícios, enquanto principal elo de ligação entre o consumidor e os produtos, deve ser clara, proporcional e não discriminatória. No entanto, as constantes alterações que a legislação sobre rotulagem tem vindo a sofrer não tem de modo algum simplificado estas matérias, tornando-se cada vez mais imperativa a sua reorganização. As mais recentes alterações neste âmbito visam uma rotulagem mais pormenorizada no sentido de reforçar a informação do consumidor, designadamente melhorando as regras relativas à natureza e às características do produto.
Por isso, a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares irá realizar um curso de formação intitulado “Rotulagem e publicidade dos géneros alimentícios”, no final do qual os formando deverão ser capazes de identificar as exigências legais em vigor por força da legislação horizontal; identificar as várias possibilidades e as vantagens associadas à rotulagem voluntária; desenvolver um conjunto de exercícios práticos que abordem casos concretos de interpretações menos claras no âmbito da rotulagem obrigatória.
A formação estará a cargo de António Sardon Cabrera, licenciado em Engenharia Química Industrial pelo IST e que está há 30 anos ao serviço da FIMA/Lever na área alimentar, tendo chegado a director Fabril. Professor na pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, na Universidade Lusófona e. Auditor da Qualidade pelo ISQ, Cabrera foi durante seis anos coordenador do grupo de trabalho de Regulamentação Alimentar e Política de Consumidores, da FIPA. Além disso, foi ainda durante seis anos representante nacional nos comités de legislação e política alimentares na Confederação das Indústrias Agro-Alimentares da UE.
A formação realizar-se-á nos dias 9 e 10 de Fevereiro, na sala de formação da FIPA, em Lisboa.