Opinião

Um Ministério de Marketing para Portugal!

Olhando para o passado, parece que as crises de identidade se repetem ciclicamente em Portugal, uma vez que já Fernando Pessoa, no último poema do seu livro “Mensagem”, define Portugal […]

Hipersuper
Opinião

Um Ministério de Marketing para Portugal!

Olhando para o passado, parece que as crises de identidade se repetem ciclicamente em Portugal, uma vez que já Fernando Pessoa, no último poema do seu livro “Mensagem”, define Portugal […]

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

edigma.jpg

Olhando para o passado, parece que as crises de identidade se repetem ciclicamente em Portugal, uma vez que já Fernando Pessoa, no último poema do seu livro “Mensagem”, define Portugal como “um fulgor baço de terra”, um país “a entristecer, onde ninguém sabe o que quer: “Ó Portugal, hoje és nevoeiro…”.

PUB

É chegada a hora da acção! Basta de lamúrias, choradeiras e análises que recorrentemente evidenciam o que todos já sabemos.

Os diagnósticos estão efectuados – estão bem identificados os nossos pontos fortes e as nossas fraquezas como País – bem como estão pormenorizadamente descritas as ameaças, desafios e oportunidades para o Portugal do século XXI!

Que seja pois descrita a nossa missão, como nação moderna; bem como a visão, valores e objectivos, que tenham em linha de conta que é premente reorganizar o Estado e as empresas na óptica do cidadão, do cliente e dos mercados.

Para passar da análise à acção, que se entregue a tarefa a devotos profissionais de Marketing, que tenham bem presente algumas premissas básicas: o presidente da nação deve orientar a função de marketing; criar no Executivo governativo o Ministério de Marketing; repensar e relançar a “marca” Portugal.

E como sabemos, Marketing é muito mais do que um acumular de simbolismos e mensagens sem significado…

Não podemos ficar mais nas análises! Que seja elaborado um plano de marketing para Portugal que coloque em acção o pensamento estratégico como nação, que a posicione no panorama dos mercados modernos do futuro!

O País não só se tornará e manterá o centro da atenções a nível internacional, como aumentará os fluxos turísticos, conseguirá dinamizar significativamente a sua economia e galvanizará a sua população para atingir um objectivo comum!

“Falta cumprir-se Portugal”, pelo que vamos canalizar a nossa energia para pontos de excelência. Apliquem-se as boas práticas recomendadas por quem verdadeiramente conhece os mercados e as necessidades das populações. “É a hora”! Crie-se um Ministério de Marketing para Portugal!

Miguel Peixoto de Oliveira CEO da EDIGMA.COM, SA

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.