Opinião

Estudos de Mercado – Uma inovação que permite resultados em tempo real

Um dos pressupostos básicos do Marketing assenta na ideia de que as organizações, públicas ou privadas, devem procurar identificar as necessidades dos seus consumidores (manifestas ou latentes) e satisfazê-las de […]

Hipersuper
Opinião

Estudos de Mercado – Uma inovação que permite resultados em tempo real

Um dos pressupostos básicos do Marketing assenta na ideia de que as organizações, públicas ou privadas, devem procurar identificar as necessidades dos seus consumidores (manifestas ou latentes) e satisfazê-las de […]

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

volume.jpg

Um dos pressupostos básicos do Marketing assenta na ideia de que as organizações, públicas ou privadas, devem procurar identificar as necessidades dos seus consumidores (manifestas ou latentes) e satisfazê-las de melhor forma que a concorrência, fidelizando-os.

PUB

Perante uma tendência de proliferação dos canais virtuais de venda e de mudanças no comportamento do consumidor – que o tornam mais exigente e cauteloso – perceberemos a importância de compreender a dinâmica de consumo, de modo a propor acções mais eficazes e que vão ao encontro das necessidades dos nossos clientes.

Assim, é cada vez mais relevante criar e manter um sistema de informações que possibilite, por exemplo, conhecer a penetração, a quota de mercado, os hábitos de consumo, a notoriedade e a imagem de marca, avaliar as campanhas publicitárias, realizar testes de produto/preço/embalagem, etc.

Torna-se inevitável implementar um banco de dados que permita conhecer, avaliar e acompanhar o desempenho da empresa ou da organização e compará-lo com a actividade dos concorrentes. Só deste modo é possível planear e antecipar acções para corrigir ou reorientar a estratégia.

Um dos métodos mais utilizados para obter estas informações e um melhor conhecimento das expectativas, hábitos, atitudes, opiniões dos consumidores, influenciadores ou decisores sobre determinados bens e/ou serviços é através dos Estudos de Mercado. Eles são um dos principais suportes do sistema de informações de Marketing das empresas.

Os Estudos de Mercado respondem a problemas variados, investigando e estudando diversos mercados e respectivos segmentos, impondo-se de forma natural e incontornável para as empresas que se querem competitivas na economia global em que hoje vivemos.

Existem várias metedologias e tipologias dentro dos Estudos de Mercado, sendo uma das áreas de actuação mais relevante o Trabalho de Recolha, vulgo Trabalho de Campo, que passa por Entrevistas em formato de questionários ou inquéritos.

Tradicionalmente, estes processos de recolha e edição de dados no terreno consomem bastante tempo já que são realizados em papel, para depois serem inseridos manualmente na base de dados e posteriormente analisados.

Perante esta dificuldade, e com o objectivo de apoiar e inovar as metedologias tradicionais de pesquisa quantitativa, foi desenvolvida uma nova aplicação que permite realizar entrevistas, questionários ou inquéritos, em formato digital, utilizando PDA´s ou Tablet PC´s. Com esta ferramenta, as empresas de Estudos de Mercado, ou qualquer outra organização, têm a possibilidade de recolher e introduzir, directamente nas suas bases de dados, informação em tempo real, acelerando assim o processo de análise, apresentação de dados e tomadas de decisão.

Como se pode verificar, a grande vantagem desta aplicação é a de, por um lado, diminuir o tempo do trabalho de campo, e por outro, facilitar o trabalho de recolha de dados estatísticos, através de um suporte móvel, como um PDA ou um Smartphone, permitindo, de forma imediata, a sua inserção, tratamento e acompanhamento dos resultados em tempo real.

Em termos de funcionamento, a aplicação trabalha com um servidor central que gere a informação, organizando os dados recolhidos.

O entrevistador tem acesso ao inquérito ou questionário disponibilizado pelo servidor central, podendo apenas preencher as respostas. A aplicação possibilita ainda conferir o tempo de duração de cada um dos inquéritos, monitorizando assim a potencial inserção de dados fictícios.

Neste sentido, é possível afirmar que, pelas suas características, em particular a versatilidade, esta nova ferramenta apresenta um elevado potencial e valor acrescentado, já que pode ser utilizada por diferentes empresas, para realizar diferentes tipos de recolha de dados, obtendo informação instantânea em tempo real.

Nisha Dinesh, Senior Project Manager e de Pedro Vieira, Sales Manager da Volume

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.