Opinião

O HUB DIGITAL – o mix digital do marketing

  Actualmente assistimos a um fenómeno de digitalização da sociedade, que se caracteriza por uma presença cada vez mais intensa e simultaneamente integrada de equipamentos electrónicos que de uma forma […]

Hipersuper
Opinião

O HUB DIGITAL – o mix digital do marketing

  Actualmente assistimos a um fenómeno de digitalização da sociedade, que se caracteriza por uma presença cada vez mais intensa e simultaneamente integrada de equipamentos electrónicos que de uma forma […]

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

 edigma.jpg

Actualmente assistimos a um fenómeno de digitalização da sociedade, que se caracteriza por uma presença cada vez mais intensa e simultaneamente integrada de equipamentos electrónicos que de uma forma ou de outra vão digitalizando o nosso dia-a-dia.

PUB

O computador foi o precursor desta revolução mas o aparecimento da web veio acelerar e definitivamente consolidar esta digitalização. Hoje em dia, desde as câmaras de vídeo que fazem upload directamente para o youtube, às máquinas digitais que actualizam o perfil do facebook, os tweets do telemóvel, as músicas do ipod, é impossível passar um segundo que seja sem estarmos ligados ao hub digital, mesmo não estando em frente ao computador. Estamos ligados ao hub a toda a hora e em qualquer lugar, com raras excepções.

Este fenómeno tem repercussões nos comportamentos das pessoas e como tal o marketing deve debruçar–se na análise e reflexão do mesmo, estudando-o na perspectiva do comportamento do consumidor.

É necessário analisar esta situação em duas vertentes.

Por um lado, com um volume de informação pública tão elevado existe um potencial de conhecimento bastante superior das preferências do consumidor. É muito mais fácil detectar e antecipar tendências de comportamento e de consumo. Por outro lado, existe um potencial gigantesco de intensificar o relacionamento com o cliente, trazendo a marca para o hub digital e dando-lhe notoriedade e espaço para brilhar e ganhar mais força junto do consumidor.

Ao marketeer importa perceber de que forma é que as marcas podem encontrar o seu espaço neste hub digital para se ligarem e comunicarem com os seus clientes. O mix do marketing tem agora uma faceta digital. É imperioso perceber de que forma é que toda esta revolução, todo este fenómeno digital, pode ser aproveitado pelas marcas para interagir com os seus fans, para intensificar o relacionamento com a marca, para proporcionar mais valor.

A descodificação deste marketing-mix digital proporcionará respostas diferentes consoante o interlocutor. Pode ser através de uma aplicação para o iphone que deixa que o cliente faça a lista de compras em casa e dentro do supermercado use o telemóvel como gps, pode ser através de um tweet a informar em primeira mão os seguidores da marca sobre quando estará à venda a edição limitada de um produto ou ainda através de um podcast onde é apresentado e discutido um novo produto da marca. O espaço de manobra é amplo e bastante inexplorado. Cabe ao marketeer que quer ter uma marca líder ser o explorador destas novas tendências.

Pedro Fernandes, Marketing Officer, EDIGMA.COM

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.