Edição digital
PUB
Editorial

A distribuição está bem e recomenda-se

  Conhecidos que foram os número da Distribuição Moderna em Portugal, com a apresentação do Ranking da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a conclusão é fácil de tirar: […]

Victor Jorge
Editorial

A distribuição está bem e recomenda-se

  Conhecidos que foram os número da Distribuição Moderna em Portugal, com a apresentação do Ranking da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a conclusão é fácil de tirar: […]

Victor Jorge
Sobre o autor
Victor Jorge
Artigos relacionados
Produção nacional de azeite poderá chegar às 180 mil toneladas
Alimentar
STEF com volume de negócios de 1.217 milhões de euros no 3º trimestre
Logística
Nova Red Bull Winter Edition acaba de chegar ao mercado português
Bebidas
Grupo Iskaypet expande presença em Portugal com a aquisição de sete lojas da cadeia PetOutlet
Retalho
Grupo Bacalhôa apresenta edição exclusiva de Aguardente XO 50 Anos
Bebidas
FNAC abre nova loja em Castelo Branco
Retalho
Sogrape lança o Série Ímpar Palhete
Bebidas
Inflação volta a acelerar
Economia
Supermercado
ID Logistics registou 827,3 milhões de euros de receitas no 3º trimestre
Logística
Já são conhecidos os 459 projetos vencedores do Programa Bairro Feliz do Pingo Doce
Retalho
PUB

 vitor jorge

Conhecidos que foram os número da Distribuição Moderna em Portugal, com a apresentação do Ranking da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a conclusão é fácil de tirar: o sector está bem e recomenda-se.

PUB

Apesar das alterações registadas nos hábitos de consumo e compras dos portugueses, o retalho não se pode queixar dos resultados obtidos no exercício de 2008. Contudo, há que separar aqui os dois conceitos representados pela APED. Ou seja, se o retalho alimentar teve, em 2008, um ano favorável, já o mesmo não se pode dizer em relação ao retalho especializado. Basta ver o Top 25 do ranking da APED para constatar que as únicas insígnias que registaram decréscimos no volume de negócios pertencem ao conceito não alimentar.

O peso da Distribuição Moderna também é possível verificar pela crescente percentagem que o volume de negócios do sector representa em termos de Produto Interno Bruto (PIB), tendo passado de 6,3 para 8,4% em quatro anos, prevendo os responsáveis da associação que possa ultrapassar, brevemente, os dois dígitos, tanto pelo adesão de novos associados, como pelo crescimento dos actuais.

Olhando para um contexto global e limitando-nos ao Velho Continente, percebemos que os players que operam no sector da Distribuição Moderna em Portugal não se podem queixar da actual conjuntura e estão fortemente empenhados em conquistar os consumidores pelas mais diversas formas. Cada vez mais é possível ver que a aposta na publicidade, mostrando ao consumidor que determinada insígnia é mais barata, ou que as marcas próprias são uma vantagem para quem, em tempos de crise, é obrigado a contar tostões – perdão, cêntimos – estão a acompanhar as alterações registadas nos hábitos de consumo e que a transferência de fora para dentro do lar só beneficia os operadores.

Os fabricantes tentam responder, quer através da utilização dos mesmos meios, ou seja, televisão, mostrando a mais-valia das marcas de fabricante face às concorrentes das distribuição, ou recorrendo a acções realizadas no ponto de venda.

No final, a conclusão é simples: as insígnias de retalho alimentar saem sempre vencedoras.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Artigos relacionados
Produção nacional de azeite poderá chegar às 180 mil toneladas
Alimentar
STEF com volume de negócios de 1.217 milhões de euros no 3º trimestre
Logística
Nova Red Bull Winter Edition acaba de chegar ao mercado português
Bebidas
Grupo Iskaypet expande presença em Portugal com a aquisição de sete lojas da cadeia PetOutlet
Retalho
Grupo Bacalhôa apresenta edição exclusiva de Aguardente XO 50 Anos
Bebidas
FNAC abre nova loja em Castelo Branco
Retalho
Sogrape lança o Série Ímpar Palhete
Bebidas
Supermercado
Inflação volta a acelerar
Economia
ID Logistics registou 827,3 milhões de euros de receitas no 3º trimestre
Logística
Já são conhecidos os 459 projetos vencedores do Programa Bairro Feliz do Pingo Doce
Retalho
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.