Opinião

Por favor, consuma e invista!

Todos os dias, a crise nos entra pela cabeça dentro: televisão, jornais, rádio. Essencialmente pelos media, portanto. Através deste artigo, entrará novamente. Apesar de “entrar” diariamente, já fez “sair” algo? […]

Hipersuper
Opinião

Por favor, consuma e invista!

Todos os dias, a crise nos entra pela cabeça dentro: televisão, jornais, rádio. Essencialmente pelos media, portanto. Através deste artigo, entrará novamente. Apesar de “entrar” diariamente, já fez “sair” algo? […]

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

artigo-de-opiniao-michael-page-do-1.jpg

Todos os dias, a crise nos entra pela cabeça dentro: televisão, jornais, rádio. Essencialmente pelos media, portanto. Através deste artigo, entrará novamente. Apesar de “entrar” diariamente, já fez “sair” algo? A alguns sim. Mas a outros não terá feito, certamente. As crises, com tudo o que poderão trazer de negativo, trazem também oportunidades.

PUB

É verdade que não sabemos o dia de amanhã, responsabilidade que o ser humano atribui, desde há muito, a terceiros. Ainda assim, uma grande parte dos portugueses conseguirá, tranquilamente, prever o seu amanhã profissional, baseando-se em diversos factores: patrões com responsabilidade social, sectores contra-cíclicos, sector público, etc. Aliás, a todos os que mantêm e manterão o seu emprego, a crise apenas fez “entrar” mais dinheiro na sua contabilidade mensal. Não é preciso ter um crédito à habitação muito elevado para ter um encargo mensal inferior em quase 300€. E isto com um spread competitivo. Os combustíveis estão mais baratos.

Sectores em crise não param de fazer promoções.
Portanto aproveite, para o seu bem e para o bem do seu próximo, este aumento da sua liquidez mensal. Consuma, invista! Se não tem razões para recear o dia de amanhã aproveite para adquirir hoje os bens que sempre quis, que estão agora mais baratos e com um menor recurso ao crédito. Aproveite também a sua liquidez para investir. A receita é relativamente simples: comprar barato e vender caro. E se não é fácil saber quando vender, certamente que estamos numa altura em que se compra barato. O seu consumo e o seu investimento, representarão um aumento da procura. Aumento da procura significará aumento de produção, aumento de produção significará, por sua vez, mais trabalho e manutenção de empregos. Mais empregos, mais consumo, mais empregos, mais investimento.

E é aí que temos a inversão de um ciclo negativo. A crise que vivemos resulta, em parte, e mantém-se, devido a uma grande falta de confiança e a expectativas muito baixas face ao futuro. Portanto, se conseguir controlar as variáveis que definem o seu futuro, por favor consuma e invista.

O comportamento de massa é sempre o mais confortável. Se o meu vizinho do lado não faz eu também não o vou fazer. Mas será que os meus pressupostos são iguais aos dele? Involuntariamente, se todos os que têm agora um maior conforto financeiro aproveitarem as oportunidades que surgem, de consumo, de investimento ou de poupança, estaremos a provocar um estímulo económico. A inversão do ciclo depende, em grande parte, dos players com maior peso é verdade. No entanto, depende também, em menor escala, de todos e cada um de nós.

Catarina Ramos Gouveia, Executive Manager Commercial&Marketing Retail da Michael Page International

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.