Opinião

Mobilidade Geográfica: Vantagens e Desvantagens

O tema da mobilidade geográfica é e será, incondicionalmente, um tema actual. Reportando-nos ao mercado de retalho, esta pode ser vista como fonte de oportunidades para os colaboradores. Com alguma […]

Hipersuper
Opinião

Mobilidade Geográfica: Vantagens e Desvantagens

O tema da mobilidade geográfica é e será, incondicionalmente, um tema actual. Reportando-nos ao mercado de retalho, esta pode ser vista como fonte de oportunidades para os colaboradores. Com alguma […]

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

artigo-de-opiniao-michael-page-do-1.jpg

O tema da mobilidade geográfica é e será, incondicionalmente, um tema actual. Reportando-nos ao mercado de retalho, esta pode ser vista como fonte de oportunidades para os colaboradores.

PUB

Com alguma frequência, a mobilidade é apontada como uma das causas para a mudança de projecto profissional. Isto porque, e fazendo a ponte com a vida pessoal de cada um, estar disponível a 100% obriga a uma flexibilidade e abertura familiares que nem sempre são lineares. Isto faz com que, e num determinado momento, alguém que sempre esteve disponível para ser “deslocado”, numa óptica de progressão profissional, veja as suas prioridades invertidas e decida apostar no lado mais pessoal.

Ora, no sector do retalho, e ao contrário de outros, tudo acontece no ponto de venda e quanto maior a dimensão da rede de retalho, melhor! Mais oportunidades, mais postos de trabalho, mais criação de valor. Neste cenário, a rotação de pessoas surge como fundamental para que as empresas possam contar com pessoas-chave nos lugares e momentos certos. Dessa forma, o dinamismo deste mercado, quer pela rotação normal de pessoas nos pontos de venda, devido a promoção interna, quer pelas novas oportunidades que se vão criando, faz com que todos os dias várias pessoas sejam confrontadas com esta realidade. Assim, é normal termos colaboradores deslocados.

O “problema” surge no momento em que quem é deslocado quer regressar às suas raízes familiares. Para os mais jovens, a possibilidade de poder assumir novos desafios, associados à mobilidade, pode ser vista como atractiva e motivadora e representa, muitas vezes, projectos ambiciosos e bons resultados. Importante será gerir estas variáveis de acordo com as necessidades pessoais de cada um e, acima de tudo, não limitar oportunidades reais de carreira àqueles que não revelarem esta abertura.

Destacamos que, tal como outros, este factor deve ser bem gerido, de forma a não causar insatisfação, desmotivação e, consequentemente, a perda de um profissional de excelência.

Como pontos positivos destacamos a real oportunidade para os candidatos revelarem uma clara orientação para resultados, o crescimento profissional e o contacto com diferentes pessoas/realidades. É possível, se bem gerido, encontrar um compromisso entre os perfis mais “estáticos” e os perfis mais “móveis”, revelando, respectivamente, possibilidade de carreiras mais horizontais ou verticais, de acordo com o perfil de cada um. O ideal será poder contar com a melhor pessoa para o melhor posto de trabalho, não impondo a mobilidade como factor determinante.

Catarina Ramos Gouveia, Executive Manager Commercial & Marketing, Retail

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.