Não Alimentar

Exportações nacionais caem na União Europeia

As exportações de mercadorias para a União Europeia (UE) diminuíram 0,4% entre Janeiro e Outubro, mas cresceram 15,5% para os mercados extra-comunitários, revelam dados preliminares da Agência para o Investimento […]

Carlos Atalaia
Não Alimentar

Exportações nacionais caem na União Europeia

As exportações de mercadorias para a União Europeia (UE) diminuíram 0,4% entre Janeiro e Outubro, mas cresceram 15,5% para os mercados extra-comunitários, revelam dados preliminares da Agência para o Investimento […]

Carlos Atalaia
Sobre o autor
Carlos Atalaia
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

exportacoes-210.jpgAs exportações de mercadorias para a União Europeia (UE) diminuíram 0,4% entre Janeiro e Outubro, mas cresceram 15,5% para os mercados extra-comunitários, revelam dados preliminares da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) obtidos pelo Diário Económico (DE). Globalmente, a actividade exportadora de bens conheceu uma evolução positiva de 3,3%, ao passo que os serviços dispararam 7%.

O recuo das vendas para o espaço comunitário é uma realidade inédita desde 1993, ano em que o indicador caiu 0,03%, recorda o DE. Mesmo assim, foram vendidos aos 26 parceiros da UE um total de 21,84 milhões de euros até Setembro. O principal mercado para as exportações portuguesas (a Espanha) representa 27% do total global, tendo crescido em termos homólogos embora registando abrandamento.

PUB

Reagindo a estes números, o presidente da AICEP, Basílio Horta, admite que “ainda não conseguimos [diversificar as exportações e os mercados] tanto como queríamos”, mas não deixa de lembrar que “já temos alguma diversificação”. Por sua vez, o economista e antigo Ministro da Indústria e Energia Mira Amaral aconselha as firmas nacionais a voltarem-se para os mercados emergentes (Angola, Argélia, Federação Russa e Líbano). Neste momento, o espaço extra-comunitário já é destino de 25% das mercadorias lusas.

Os especialistas ouvidos pelo DE reconhecem que a crise nos mercados americano, inglês e francês, por um lado, e as restrições no acesso ao crédito, por outro lado, dificultam o levantamento das barreiras às importações de produtos nacionais, bem como os investimentos em marketing. Neste caso, a solução pode passar por reduzir margens de lucro e incutir valor acrescentado aos artigos.

A confirmá-lo, os empresários ouvidos pelo Banco de Portugal afirmam antever uma contracção moderada (6,5%) das exportações para a Zona Euro, e uma queda acentuada das vendas para países não pertencentes ao clube dos 27, adianta o diário. Também a Economist Intelligence Unit traça um diagnóstico pouco encorajador da situação dos nossos principais clientes em 2009: recessão em Espanha, na Alemanha, na Zona Euro, nos EUA e no Japão. O PIB mundial deve perder 0,4% no próximo ano.

Sobre o autorCarlos Atalaia

Carlos Atalaia

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.