Distribuição

Mais 5 domingos de portas abertas

Por a 24 de Dezembro de 2008 as 2:00

bandeira-franca-210.jpg

O comércio francês pode vir a abrir mais cinco domingos em cada ano, a juntar aos cinco em que isso já é uma realidade, estipula um projecto de lei da autoria da Direita parlamentar e patrocinado pelo Presidente Nicolas Sarkozy.

O chefe de Estado, que em Outubro despoletou o debate com uma proposta de lei apresentada à Assembleia Nacional, reuniu-se na terça-feira da semana passada com os deputados de Direita, a fim de dar impulso ao novo projecto de lei, adianta a Agência Lusa.

Esta medida, com que Sarkozy pretende “limitar o impacto da crise financeira no emprego”, tem provocado “descontentamento” nos sectores ligados à Esquerda e à Igreja Católica, acrescenta a mesma fonte.

Entretanto, os indicadores económicos que vão sendo conhecidos não deixam de evidenciar a conjuntura de crise que o planeta atravessa.

No caso francês, acaba de saber-se que a recessão vivida desde o segundo trimestre de 2008 pela Zona Euro, destino de três quartos das exportações do país, fez o défice comercial atingir em Outubro um nível recorde (-7,07 milhões de euros). Este número, divulgado pelo Ministério do Comércio, é superior aos 6 mil milhões negativos registados em Setembro, e aos também 5 mil milhões negativos esperados pelos analistas consultados pela agência financeira americana Bloomberg.

Também o índice de confiança dos empresários caiu para a marca mais baixa de sempre, fixando-se em Novembro nos 68 pontos, menos 10 pontos do que em Outubro, de acordo com o Banco de França.

Finalmente, o índice de produção industrial comprimiu-se 2,7% em Outubro, excedendo a diminuição de Setembro (0,8%) e os prognósticos da Bloomberg (0,5%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *