Edição digital
PUB
Editorial

Pessimismos lusos

Os portugueses, por norma, são pessimistas. Basta perguntar a alguém como está e a resposta é normalmente, “mais ou menos”, “vamos andando” ou um simples “mal”. Um recente relatório da […]

Victor Jorge
Editorial

Pessimismos lusos

Os portugueses, por norma, são pessimistas. Basta perguntar a alguém como está e a resposta é normalmente, “mais ou menos”, “vamos andando” ou um simples “mal”. Um recente relatório da […]

Victor Jorge
Sobre o autor
Victor Jorge
Artigos relacionados
Produção nacional de azeite poderá chegar às 180 mil toneladas
Alimentar
STEF com volume de negócios de 1.217 milhões de euros no 3º trimestre
Logística
Nova Red Bull Winter Edition acaba de chegar ao mercado português
Bebidas
Grupo Iskaypet expande presença em Portugal com a aquisição de sete lojas da cadeia PetOutlet
Retalho
Grupo Bacalhôa apresenta edição exclusiva de Aguardente XO 50 Anos
Bebidas
FNAC abre nova loja em Castelo Branco
Retalho
Sogrape lança o Série Ímpar Palhete
Bebidas
Inflação volta a acelerar
Economia
Supermercado
ID Logistics registou 827,3 milhões de euros de receitas no 3º trimestre
Logística
Já são conhecidos os 459 projetos vencedores do Programa Bairro Feliz do Pingo Doce
Retalho
PUB

vitor-jorge.jpg

Os portugueses, por norma, são pessimistas. Basta perguntar a alguém como está e a resposta é normalmente, “mais ou menos”, “vamos andando” ou um simples “mal”.

PUB

Um recente relatório da Nielsen vem agora revelar que Portugal está entre as três nações mais pessimistas do mundo, a seguir à Coreia e Japão.

Ora, a actual situação económica em nada tem favorecido o consumidor português e prova disso mesmo é que oito em cada dez consumidores nacionais referem que estamos a atravessar uma recessão económica.

Para agravar ainda mais a situação, um quarto dos consumidores portugueses fica sem dinheiro disponível depois de pagar as despesas essenciais.

A própria OCDE reviu recentemente o crescimento de Portugal em baixa, não dando, assim, boas notícias, a quem governa nem a quem é governado.

A alta dos preços do petróleo em nada vem ajudar a situação e o reflexo que essa realidade tem nos bens alimentares e nos respectivos preços faz com que o dinheirinho tenha de andar muito bem contado.

A recente baixa do IVA de 21 para 20% foi apresentada por alguns como um desapertar do cinto para o consumidor, mas já há quem diga que esta redução não traz nada substancial a uma realidade já de si muito difícil.

Para agravar a situação, o Banco Central Europeu revelou que as famílias portuguesas estão a embarcar numa situação explosiva, sendo das mais endividadas da zona euro e das que mais recorrem ao crédito ao consumo.

Com todo este quadro, não será legítimo o consumidor português se sentir pessimista? Penso que sim.

Talvez apareça alguém – tal como no passado – a querer alegrar a malta e a admitir que o País não está em crise, bastando ir ao Al(l)garve para ver que estão lá um milhão de portugueses a passar férias.

Talvez em vez de férias, estejam a tentar afogar as mágoas. Talvez…

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Artigos relacionados
Produção nacional de azeite poderá chegar às 180 mil toneladas
Alimentar
STEF com volume de negócios de 1.217 milhões de euros no 3º trimestre
Logística
Nova Red Bull Winter Edition acaba de chegar ao mercado português
Bebidas
Grupo Iskaypet expande presença em Portugal com a aquisição de sete lojas da cadeia PetOutlet
Retalho
Grupo Bacalhôa apresenta edição exclusiva de Aguardente XO 50 Anos
Bebidas
FNAC abre nova loja em Castelo Branco
Retalho
Sogrape lança o Série Ímpar Palhete
Bebidas
Supermercado
Inflação volta a acelerar
Economia
ID Logistics registou 827,3 milhões de euros de receitas no 3º trimestre
Logística
Já são conhecidos os 459 projetos vencedores do Programa Bairro Feliz do Pingo Doce
Retalho
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.