FMCG Marcas

Atum em risco de acabar

Por a 22 de Janeiro de 2007 as 16:56

O atum está a ser pescado sem critério na costa europeia do Atlântico Norte e Mediterrâneo, alerta um relatório do grupo de conservação da natureza WWF. As consequências poderão ser desastrosas: o atum desaparecerá dos oceanos e reservas comerciais em apenas um ano.

O atum vermelho, muito usado na cozinha japonesa, tem sido a principal vítima, uma vez que as reservas de ovas deste atum do sul do oceano Índico baixaram 90%, refere o relatório da WWF.

No documento, o director do Programa Marinho da organização, Simon Cripps, pede aos estados envolvidos que adoptem medidas para evitar a extinção do atum. Acusou também a União Europeia, em particular a França, de pressionar a Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT), para aprovar uma quota de 29.500 toneladas de pesca de atum em 2007, quando o máximo deveria ser 15 mil toneladas.

À caça indiscriminada deste peixe, junta-se a pesca ilegal e não declarada, que poderá representar até um terço do total de atum pescado, que poderá chegar aos 449 milhões de euros.