Exportações para o Brasil crescem 30%
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, as importações brasileiras de vinho português aumentaram 30% em 2006 face ao ano transacto, atingindo os […]

Victor Jorge
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, as importações brasileiras de vinho português aumentaram 30% em 2006 face ao ano transacto, atingindo os 14 milhões de euros.
As importações brasileiras atingiram os 5,9 milhões de litros de vinho, no período em análise, volume que mantém Portugal como o terceiro fornecedor de vinhos para o Brasil, atrás apenas do Chile e da Argentina.
Em 2006, a exportação portuguesa de vinho para o Brasil foi pouco superior à italiana, quase duas vezes maior do que a da França e cinco vezes superior à da Espanha.
O aumento das exportações para o mercado brasileiro foi resultado sobretudo do trabalho de promoção do vinho português, salientou João Mota Pinto, responsável pela delegação do ICEP no Brasil. Mota Pinto disse à Agência Lusa que o trabalho de promoção desenvolvido pelo ICEP é voltado principalmente para o público brasileiro formador de opinião.
«Estamos muito felizes que o ano de 2006 tenha sido uma vez mais um grande sucesso no que diz respeito à exportação dos vinhos portugueses para o Brasil, fruto do trabalho de promoção que tem sido desenvolvido pelo ICEP, importadores, associações sectoriais e produtores portugueses», disse Mota Pinto.
«Continuaremos em 2007 a desenvolver acções no mercado que nos permitam continuar a ter um crescimento sustentado das exportações de vinho português no Brasil», adiantou ainda o responsável do ICEP no Brasil.
Entre os principais fornecedores de vinho para o mercado brasileiro, no ano passado, estão ainda Austrália, África do Sul, Uruguai, Estados Unidos da América, Nova Zelândia e Alemanha.