Vendas e resultado líquido da Inditex cresceram 22%
O grupo espanhol Inditex realizou vendas no valor de 5666 milhões de euros nos primeiros nove meses do exercício de 2006 (Fevereiro a Outubro), um aumento de 22% face ao […]

Rita Miguel
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O grupo espanhol Inditex realizou vendas no valor de 5666 milhões de euros nos primeiros nove meses do exercício de 2006 (Fevereiro a Outubro), um aumento de 22% face ao mesmo período de 2005. O resultado líquido aumentou de 520 para 634 milhões de euros, o que representa um crescimento também de 22% e um benefício de 1,02 euros por acção. A margem bruta aumentou 20% para 3194 milhões de euros, representando 56,4% das vendas.
Desde o início do exercício, o grupo abriu 326 novas lojas no total das oito cadeias que detém, contando actualmente com 3018 estabelecimentos em 64 países. Zara e Bershka são as insígnias com maior taxa de aberturas internacionais, seguidas de Pull and Bear, Massimo Dutti, Stradivarius e Oysho. Itália, França e Rússia foram os mercados com maior incidência de aberturas na Europa, mas a região da Ásia-Pacífico é apontada como estratégica. Neste âmbito, China, Japão, Singapura, Indonésia, Tailândia e Filipinas foram a localização escolhida para a criação de 23 novas lojas no período em causa.
Para o conjunto do exercício de 2006, a Inditex estima um investimento entre 850 e 950 milhões de euros, num total de 410 a 490 aberturas de lojas. Este crescimento permitiu a criação de 11739 postos de trabalho nos últimos doze meses, dos quais 3990 em Espanha. A 31 de Outubro, os quadros do grupo integravam 65710 pessoas, lê-se no comunicado da empresa.