Voluntários da Corticeira Amorim plantam mais 2500 sobreiros
Cento e vinte cinco voluntários da Corticeira Amorim vão plantar 2500 sobreiros este sábado, dia 18 de novembro, na Herdade da Baliza, em Castelo Branco. A iniciativa, que arranca pelas […]

Hipersuper
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Cento e vinte cinco voluntários da Corticeira Amorim vão plantar 2500 sobreiros este sábado, dia 18 de novembro, na Herdade da Baliza, em Castelo Branco. A iniciativa, que arranca pelas 10 horas, está integrada no projeto Green Cork, o programa nacional de recolha seletiva e reciclagem de rolhas, criado em parceria com a Quercus e outros parceiros, que visa promover e educar para uma prática de reciclagem da cortiça em Portugal e contribuir para o financiamento do projeto Floresta Comum, que assegura a plantação de árvores autóctones em Portugal, nomeadamente o sobreiro.
Para Cristina Rios de Amorim, administradora da Corticeira Amorim responsável pela Sustentabilidade, esta é mais uma iniciativa que suporta uma “jornada com mais de 150 anos marcada por uma grande consciência da importância social, ambiental e económica do montado e da floresta em geral. Reflorestamos com cuidado e inovação e, através do nosso exemplo, procuramos difundir o conhecimento, a aplicação e a reciclagem da cortiça, esta matéria-prima singular que é a base da nossa atividade. O nosso objetivo é claro – estimular a consciência ecológica, continuar a alavancar uma economia de baixo carbono minimizando impactos ambientais”.
Anualmente os voluntários da Corticeira Amorim participam na plantação de sobreiros, envolvendo-se ativamente na viabilização e valorização das florestas de sobro, tão relevantes para a regulação do ciclo hidrológico, proteção contra a erosão dos solos, fomento de biodiversidade de relevância, diminuição do risco de desertificação, consolidação de barreiras contra incêndios e manutenção de importantes sumidouros naturais de CO2 – um conjunto inestimável de serviços de ecossistema, além de motores de desenvolvimento económico, ambiental e social.
Cristina Rios de Amorim faz o balanço positivo desta atividade: “a primeira iniciativa foi lançada em 2011, ano em que a Assembleia da República Portuguesa deliberou – por unanimidade – atribuir ao sobreiro o estatuto de Árvore Nacional de Portugal. Com a iniciativa deste sábado, vamos totalizar a plantação de mais de 27 000 árvores autóctones em Portugal, contribuindo para a criação de florestas mais biodiversas e resilientes.”, refere em comunicado.
A plantação de 2023, realiza-se pela primeira vez numa propriedade da Corticeira Amorim, a Herdade da Baliza, que se situa na zona de Castelo Branco/Tejo Internacional e ocupa uma área total de 2866 hectares. O investimento nesta Herdade, em 2018, marcou o início do percurso da empresa como proprietária florestal. Envolver os colaboradores na execução de uma estratégia vital para o grupo reforça o objetivo de liderar no desenvolvimento e na implementação de um modelo de gestão inovador para florestas de sobro. Este projeto ganhou ainda mais força com a aquisição da Herdade de Rio Frio, localizada em Alcochete, que se estende por 5100 hectares.