FMCG

Francisco Mello e Castro (Unidos Contra o Desperdício): “Mais de 50% do desperdício alimentar continua a acontecer nas nossas casas”

“O desperdício alimentar é uma realidade com valores tão elevados que surpreendem e chocam qualquer pessoa. Mas o que mais impressiona é saber que, segundos os últimos estudos do INE [Instituto […]

Hipersuper
FMCG

Francisco Mello e Castro (Unidos Contra o Desperdício): “Mais de 50% do desperdício alimentar continua a acontecer nas nossas casas”

“O desperdício alimentar é uma realidade com valores tão elevados que surpreendem e chocam qualquer pessoa. Mas o que mais impressiona é saber que, segundos os últimos estudos do INE [Instituto […]

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

“O desperdício alimentar é uma realidade com valores tão elevados que surpreendem e chocam qualquer pessoa. Mas o que mais impressiona é saber que, segundos os últimos estudos do INE [Instituto Nacional de Estatística], mais de 50% deste problema continua a acontecer nas nossas casas”.

A frase de Francisco Mello e Castro, coordenador do Movimento Unidos Contra o Desperdício, que reúne 300 entidades em Portugal, alerta para o impacto social, económico e ambiental do desperdício e surge por ocasião do Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, decretado pela Organização das Nações Unidas a 29 de setembro de 2020, e que se assinala esta sexta-feira (29 de setembro).

PUB

Na Europa, 88.000.000 alimentos são desperdiçados. Em Portugal 1.800.000 de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos, em média 180 quilos por cada português. O que resulta num impacto económico negativo que se estima em 3,3 mil milhões de euros anuais.

Por outro lado, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 8% dos gases de efeito estufa que aquecem o planeta são causados pelo desperdício de alimentos e 87.000.000 pessoas famintas seriam alimentadas se apenas um quarto dos alimentos desperdiçados pudesse ser aproveitado.

Para ajudar a combater estes números, o movimento Unidos Contra o Desperdício lançou a campanha de sensibilização assente no mote “Dê uma tampa ao desperdício”. “Com uma pequena ‘ode’ ao vintage e ao revivalismo, pretende interpelar o grande público e incentivar o cidadão comum a reaproveitar as sobras, numa autêntica viagem ao século passado para demonstrar a urgência de darmos vários passos atrás naquele que é hoje um caminho desafiante a que a sociedade de consumo nos trouxe, com impactos muito negativos no ambiente e nos recursos, uma ameaça à sustentabilidade das gerações futuras e do planeta”.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.