Francisco Mello e Castro (Unidos Contra o Desperdício): “Mais de 50% do desperdício alimentar continua a acontecer nas nossas casas”
“O desperdício alimentar é uma realidade com valores tão elevados que surpreendem e chocam qualquer pessoa. Mas o que mais impressiona é saber que, segundos os últimos estudos do INE [Instituto […]

Hipersuper
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
“O desperdício alimentar é uma realidade com valores tão elevados que surpreendem e chocam qualquer pessoa. Mas o que mais impressiona é saber que, segundos os últimos estudos do INE [Instituto Nacional de Estatística], mais de 50% deste problema continua a acontecer nas nossas casas”.
A frase de Francisco Mello e Castro, coordenador do Movimento Unidos Contra o Desperdício, que reúne 300 entidades em Portugal, alerta para o impacto social, económico e ambiental do desperdício e surge por ocasião do Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, decretado pela Organização das Nações Unidas a 29 de setembro de 2020, e que se assinala esta sexta-feira (29 de setembro).
Na Europa, 88.000.000 alimentos são desperdiçados. Em Portugal 1.800.000 de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos, em média 180 quilos por cada português. O que resulta num impacto económico negativo que se estima em 3,3 mil milhões de euros anuais.
Por outro lado, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 8% dos gases de efeito estufa que aquecem o planeta são causados pelo desperdício de alimentos e 87.000.000 pessoas famintas seriam alimentadas se apenas um quarto dos alimentos desperdiçados pudesse ser aproveitado.
Para ajudar a combater estes números, o movimento Unidos Contra o Desperdício lançou a campanha de sensibilização assente no mote “Dê uma tampa ao desperdício”. “Com uma pequena ‘ode’ ao vintage e ao revivalismo, pretende interpelar o grande público e incentivar o cidadão comum a reaproveitar as sobras, numa autêntica viagem ao século passado para demonstrar a urgência de darmos vários passos atrás naquele que é hoje um caminho desafiante a que a sociedade de consumo nos trouxe, com impactos muito negativos no ambiente e nos recursos, uma ameaça à sustentabilidade das gerações futuras e do planeta”.