Pós-graduação em Enologia da Católica: pensar estrategicamente da vinha ao vinho
O curso decorrerá entre janeiro de 2024 e maio de 2025, em regime pós-laboral

Hipersuper
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
A enologia é a ciência de suporte à produção de vinho nas diferentes vertentes da vinificação, do envelhecimento e da conservação. Está, intimamente, ligada à viticultura, já que a estratégia definida na fase de escolha do terreno, a plantação e condução da vinha influi nas características do vinho a produzir. Um processo que requer conhecer e saber utilizar as ferramentas tecnológicas ao dispor e que permitem “desenhar” vinhos de diferentes estilos, adequados aos gostos do consumidor.
De dois em dois anos, a pós-graduação em Enologia da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto procura formar os melhores enólogos do país. O curso decorrerá entre janeiro de 2024 e maio de 2025, em regime pós-laboral.
“O enólogo tem de ter uma verdadeira cultura de vinho e perceber a importância da história, geografia e economia na sua produção, comercialização e consumo”, salienta José António Couto, coordenador da pós-graduação.
O curso é lecionado por cerca de 40 docentes e investigadores da Escola Superior de Biotecnologia e de universidades nacionais e estrangeiras, incluindo a Universidad de La Rioja e Universidad de Vigo (Espanha); State Viticulture & Oenology Institute Freiburg (Alemanha); Institute of Wine Biotechnology, Stellenbosch University (África do Sul); Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Minho e Instituto Politécnico de Santarém) e ainda com a Lallemand Iberia SA. É constituído por quatro módulos organizados em unidades curriculares. Estas incluem master classes e um projeto de elaboração e apresentação de um vinho.
“No final, os participantes estarão habilitados a conhecer a diversidade, complexidade e importância do mundo vitivinícola, assim como os fatores de produção que influenciam a qualidade final do vinho; a dominar temas relativos à viticultura, enologia e análise sensorial necessários para a produção de vinhos de qualidade; provar vinhos, abrangendo vários estilos e proveniências, fazendo a relação da prova com parâmetros vitícolas e enológicos e ainda a comunicar, de forma eficaz, com profissionais de marketing e do ramo comercial”, salienta José António Couto.