Presidente da FIPA, Jorge Henriques
Presidente da FIPA, Jorge Henriques
Economia

Crescimento das exportações da indústria alimentar e bebidas “demonstra a capacidade do setor”

Jorge Henriques, presidente da FIPA, fala em retração nalguns segmentos, mas enaltece a capacidade do setor alimentar e bebidas, num ano muito desafiante. Os últimos dados do INE revelam que o setor alcançou os €3 646 milhões de exportações nos primeiros seis meses do ano, o que traduz um crescimento de 9,43% face a igual período homólogo de 2022.

Hipersuper
Presidente da FIPA, Jorge Henriques
Presidente da FIPA, Jorge Henriques
Economia

Crescimento das exportações da indústria alimentar e bebidas “demonstra a capacidade do setor”

Jorge Henriques, presidente da FIPA, fala em retração nalguns segmentos, mas enaltece a capacidade do setor alimentar e bebidas, num ano muito desafiante. Os últimos dados do INE revelam que o setor alcançou os €3 646 milhões de exportações nos primeiros seis meses do ano, o que traduz um crescimento de 9,43% face a igual período homólogo de 2022.

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

Numa altura em que as empresas da indústria alimentar e das bebidas continuam a enfrentar escassez de mão-de-obra e desafios inerentes à conjuntura provocada pela guerra na Ucrânia, os últimos dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelam que o setor alcançou os €3 646 milhões de exportações nos primeiros seis meses do ano, o que traduz um crescimento de 9,43% face a igual período homólogo de 2022.

Com o mercado espanhol a valer €1 324 milhões das exportações portuguesas de produtos alimentares e bebidas e a permanecer país de referência dentro da União Europeia, a par da França que registou um crescimento de 13,2%, o que traduz vendas no valor de €342,89 milhões, foi, no entanto, no Brasil (€251,53 milhões) e Reino Unido (€190,96 milhões) que as exportações mais cresceram. Respetivamente 26,3% e 25,7%.

PUB

Ainda de acordo com os dados do INE, e no mesmo período, as vendas para a Bélgica cresceram 5,8%, enquanto para a Alemanha o aumento foi de 4,1%. Em contraciclo, as vendas para Itália e Estados Unidos abrandaram 22,8% e 19,3% respetivamente.

“O crescimento das exportações em 9,43%, face a igual período de 2022, demonstra a capacidade do setor”

Jorge Henriques, presidente da FIPA, fala em retração nalguns segmentos, mas enaltece a capacidade do setor, num ano muito desafiante.

“Os tempos que estamos a viver são extremamente desafiantes e os primeiros meses de 2023 não foram exceção. No entanto, o crescimento das exportações em 9,43%, face a igual período de 2022, demonstra a capacidade do setor, a sua resiliência e o apreço que alguns dos mercados têm pelos produtos agroalimentares nacionais”, sublinha em comunicado.

“Devemos estar atentos aos sinais que temos neste momento de uma recessão na Europa e a esta preocupante inflação, que tem um impacto profundo na vida das empresas” acrescenta.

Fotografia de arquivo

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.