Algoritmo Pleez “salva” restaurantes das plataformas de delivery dos prejuízos de agosto
Gerentes têm acesso a dados provenientes praticamente em tempo real da Uber Eats, Bolt Food e Glovo, o que lhes permite tomar decisões mais informadas sobre gestão da oferta.

Hipersuper
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Desde abril de 2022 que o algoritmo da Pleez tem sido a alavanca perfeita para os restaurantes com presença nas plataformas de delivery aumentarem as vendas durante todo o ano. Mas, segundo a Pleez, é em agosto que ele faz ainda mais diferença.
“Isto porque esta ferramenta única na Europa ajuda a diminuir prejuízos típicos daquele que é considerado o pior mês para estes pedidos online, dado que os portugueses, como estão de férias, tendem a fazer refeições em casa ou fora, evitando estas entregas” pode ler-se no comunicado enviado pela start-up 100% nacional de food-tech criada em 2020.
Segundo a Pleez, a explicação para o sucesso é simples: num dashboard, os gerentes dos restaurantes têm acesso não só a dados (maioritariamente em tempo real) como também a recomendações da Pleez sobre como aumentar a performance, as quais são baseadas nesses mesmos dados. E é esta informação diferenciada que lhes permite tomar decisões mais fundamentadas no que toca à gestão da sua oferta.
“Ao ter acesso praticamente ao minuto a informação sobre a concorrência, sobre o mercado e sobre os hábitos de consumo, o administrador — com base nas recomendações da Pleez — pode acionar promoções/descontos, mudar preços, criar campanhas de marketing, inserir pratos mais adequados à estação do ano”, sublinha o CEO Afonso Pinheiro.
Que acrescenta: “O que fizemos foi aproveitar os dados ‘por detrás’ dos menus de delivery que as plataformas e os restaurantes não usavam e apresentar os mesmos num só ‘local’ (o dashboard), garantindo ao nosso cliente ter conteúdos 360º e atualizados do mercado onde atua.”
Recorde-se que a Pleez revolucionou durante a pandemia o mercado com os seus menus digitais, centrando-se desde 2022 no produto algoritmo/dashboard, com o qual marca presença em Portugal e em Espanha. Em pouco mais de um ano, nestes dois mercados, a Pleez conta com mais de 400 restaurantes como clientes, forneceu mais de 15 mil recomendações e já ajudou a acionar mais de 1 milhão de pedidos e 28 milhões de vendas.