Mendes Gonçalves
Marcas

O sucesso luso na McDonald’s

A opção por produtos e marcas portuguesas é também relevante em grandes empresas internacionais. A cadeia mundial de restaurantes de fast food McDonald’s é um dos exemplos de sucesso. Os números […]

Hipersuper
Mendes Gonçalves
Marcas

O sucesso luso na McDonald’s

A opção por produtos e marcas portuguesas é também relevante em grandes empresas internacionais. A cadeia mundial de restaurantes de fast food McDonald’s é um dos exemplos de sucesso. Os números […]

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

A opção por produtos e marcas portuguesas é também relevante em grandes empresas internacionais. A cadeia mundial de restaurantes de fast food McDonald’s é um dos exemplos de sucesso.
Os números são impressionantes: a McDonald’s adquiriu mais de 14 mil toneladas de produtos e ingredientes produzidos em Portugal, em 2022.
A implementação da McDonald’s no mercado português, que abriu o primeiro restaurante no país em 1991, tem sido caracterizada pela permanente adaptação do portfólio de produtos ao gosto do consumidor local, bem como pelo contínuo investimento em parcerias com produtores e fornecedores em Portugal.
Segundo dados fornecidos recentemente, cerca de 40% do total de compras (em valor) ao nível de matéria-prima são feitas a parceiros portugueses, sendo mais de 30 os fornecedores nacionais que abastecem os 195 restaurantes McDonald’s em Portugal, tendo em 2022 o total de ingredientes e produtos nacionais adquiridos em Portugal ultrapassado as 14 mil toneladas. A acrescentar, e na área de bens e serviços, são hoje já mais de 700 as empresas portuguesas que trabalham com a McDonald’s Portugal, representando cerca de 70% do total de compras efetuadas pela marca no país.
O tomate fresco fatiado, proveniente do Oeste, produzido pela Campotec, que fornece também cebola fresca e Maçã de Alcobaça, a alface iceberg, saladas, e mini cenouras, fornecidas pela Vitacress, e o ketchup, produzido pela Italagro (Grupo HIT) a partir de tomate cultivado na zona do Ribatejo, são alguns dos exemplos de produtos portugueses e de origem portuguesa
A saladas Mista, Oceânica e Campestre (fornecidas pela Vitacress), a sopa de grão e espinafres (da Estêvão Luís Salvador), o Caldo Verde e os cremes de legumes e de ervilhas (das Sopas Graciete), têm também origem lusa.
O café e descafeinado são da Delta Cafés, o fiambre é fornecido pela Nobre, o pão alentejano fatiado e pão de cereais pela Panike, e o leite e a manteiga são provenientes dos Açores, fornecidos pela Bel Portugal (Terra Nostra).
O sucesso destas opções da McDonald’s Portugal é tal que já ultrapassou os pontos de venda nacionais e as marcas portuguesas já dão cartas lá fora. A Casa Mendes Gonçalves, empresa portuguesa de molhos, vinagres e condimentos, sedeada na Golegã, foi a escolhida para produzir alguns dos molhos da cadeia internacional McDonald’s em Israel. A detentora de marcas como Paladin, Peninsular e Dona Pureza, já produz para a McDonald’s Portugal desde 2012, na sequência da crescente aposta da McDonald’s em fornecedores locais e agora, da Golegã para Israel, são agora produzidas maioneses e outros molhos com assinatura nacional num total de 10 referências, tanto de cozinha como de balcão. Em 2022, a Casa Mendes Gonçalves produziu mais de 184 Milhões de unidades para a McDonald’s Israel.
A Casa Mendes Gonçalves está também presente na McDonald’s Marrocos, e realizou alguns in&out com a McDonald’s Roménia.

PUB
Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.