Governo quer reduzir o IVA dos bens alimentares essenciais com acordo de produtores e distribuição
Taxa zero no cabaz de bens essenciais se houver acordo com os setores da produção e da distribuição.

Hipersuper
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
Governo vai avançar com a redução do IVA, para zero, num conjunto de bens alimentares essenciais, que ainda vai ser definido, e que será aplicada caso exista acordo com os setores da produção e da distribuição
Esta medida, que vai vigorar entre abril e outubro, foi apresentada pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e a ministra do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
Segundo Fernando Medina esta medida pretende dar uma resposta “que se traduza na redução do preço de um cabaz de bens a definir e que permita manter esses preços estáveis durante um período de tempo”.
O ministro das Finanças revelou ainda que a descida do IVA está dependente do acordo dos setores da distribuição e da produção.
“Estamos a negociar um quadro para que em conjunto, com compromissos claros, que os preços reduzem. O Estado assume o compromisso de reduzir o IVA de 6% para 0% com o compromisso, da parte dos produtores e da distribuição que essa redução tem efeitos nos preços”, explicou.