AEP com cinco empresas nacionais na EuroShop
A AEP – Associação Empresarial de Portugal e cinco empresas nacionais do setor do retalho – Arcaboa – Indústria de Frio, Hydracooling, Lightenjun II, RDA – Tecnologia em Imagem e Zorthermal […]

Hipersuper
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A AEP – Associação Empresarial de Portugal e cinco empresas nacionais do setor do retalho – Arcaboa – Indústria de Frio, Hydracooling, Lightenjun II, RDA – Tecnologia em Imagem e Zorthermal – estão em Dusseldorf, na Alemanha, a participar, pela primeira vez, até 2 de março, na feira EuroShop, que acontece de três em três anos e que é considerada a maior do mundo do setor do comércio de retalho.
“A Alemanha é um dos principais parceiros de Portugal, mas obriga a uma abordagem estruturada e persistente. É um mercado que continua a apresentar oportunidades de negócio em diferentes áreas. Para além disto, não podemos esquecer que a Alemanha tem uma indústria com uma dimensão importante e uma forte dependência das exportações”, sublinha Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.
A última edição da EuroShop contou com 2287 expositores de 56 países e 94 mil visitantes oriundos de 142 países. Este ano, o espaço de exposição conta com áreas como a montagem e design de loja, superfícies e materiais, iluminação, equipamentos de food service, gestão de energia, refrigeração, tecnologia de retalho, marketing de retalho e expo & marketing de eventos.
Através do projeto BOW – Business on the Way, na Alemanha, a AEP organiza participações nacionais em feiras para os setores médico e hospitalar, automóvel e construção.
Em 2022, a Alemanha foi o 3º cliente das exportações portuguesas de bens, com uma quota total de 10,9%, ocupando a 2ª posição ao nível das importações (11,2%). Ao longo do período 2017-2022, verificou-se um crescimento médio anual de 7,8% das exportações e de 8,3% das importações de bens. Em 2022, a balança comercial de bens com a Alemanha foi desfavorável a Portugal, tendo apresentado um défice de 3 653 milhões de euros, a que correspondeu uma taxa de cobertura de 70,0%, inferior à média global (71,8%).