Distribuição

Fórum Económico Mundial: CEO da Sonae defende autenticidade de valores e de propósito para captar e reter talento

Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, alertou para as alterações no mercado laboral, decorrentes dos novos modelos de trabalho e das prioridades das várias gerações no pós-pandemia, que transformaram a atração e retenção de talento a nível global

Hipersuper
Distribuição

Fórum Económico Mundial: CEO da Sonae defende autenticidade de valores e de propósito para captar e reter talento

Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, alertou para as alterações no mercado laboral, decorrentes dos novos modelos de trabalho e das prioridades das várias gerações no pós-pandemia, que transformaram a atração e retenção de talento a nível global

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

Claudia Azevedo_SonaeCláudia Azevedo, CEO da Sonae, alertou para as alterações no mercado laboral, decorrentes dos novos modelos de trabalho e das prioridades das várias gerações no pós-pandemia, que transformaram a atração e retenção de talento a nível global, na Conferência Anual do Fórum Económico Mundial, em Davos, enquanto participava como oradora no painel “Atracting Talent”.

Os oradores destes painel são unânimes na conclusão que, atualmente, para atrair e reter os melhores talentos é necessário mais do que apenas oferecer uma remuneração competitiva e outras regalias semelhantes. As pessoas que procuram construir uma carreira numa empresa desejam um propósito, oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, líderes empáticos, além de valores alinhados com os seus.

PUB

Segundo Cláudia Azevedo, “existe uma forte diferença [de desempenho] quando uma pessoa está comprometida, ou não, com um trabalho” ou organização. Por exemplo, o facto de a Sonae ser uma “long living company”, que atua de acordo com os seus valores, “é uma vantagem reconhecida e valorizada interna e externamente”. “Os valores têm de existir e ser autênticos. É algo que as pessoas valorizam no nosso caso”, realçou a CEO.

A vivência dos valores, além de reforçar a atratividade como empregador, também facilita a tomada de decisões no dia a dia. “Quando existiram os confinamentos [devido à Covid-19], foi muito fácil decidir que não íamos colocar ninguém em layoff. Os valores que nos guiaram nos últimos 50 anos vão continuar lá nos próximos 50”, afirma a gestora.

No painel “Atracting Talent”, participaram ainda Martin J. Walsh, secretário de Estado do Trabalho dos Estados Unidos da América,  Hisayuki Idekoba, CEO da multinacional de recursos humanos Recruit Holdings, Jo Ann Jenkins, CEO da associação norte-americana AARP, numa conversa moderadora por Linda Gratton, professora na London Business School.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.