Equipamentos

Só 30% das empresas em Portugal aceitam pagamentos através de POS

Só 30% das empresas com operação em Portugal aceitam pagamentos através de um terminal POS, percentagem que aumenta para 54% no caso de empresas de média dimensão, conclui um estudo realizado pela InMark Europa para a Mastercard

Hipersuper
Equipamentos

Só 30% das empresas em Portugal aceitam pagamentos através de POS

Só 30% das empresas com operação em Portugal aceitam pagamentos através de um terminal POS, percentagem que aumenta para 54% no caso de empresas de média dimensão, conclui um estudo realizado pela InMark Europa para a Mastercard

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

pagamentoSó 30% das empresas com operação em Portugal aceitam pagamentos através de um terminal POS, percentagem que aumenta para 54% no caso de empresas de média dimensão, conclui um estudo realizado pela InMark Europa para a Mastercard.

De acordo com o estudo, um total de 27% das empresas revela deter um POS físico, uma percentagem que sobe para mais de metade (58%) no caso das empresas de média dimensão. Só 8% têm um POS virtual. Quando inquiridas sobre se utilizam um POS para receber os pagamentos (físico ou virtual), as percentagens variam consoante a dimensão da empresa: 23,4% dos trabalhadores independentes referem utilizá-lo, percentagem que sobe para 39% no caso das microempresas e para 54% nas empresas de média dimensão.

PUB

Entre as empresas que aceitam pagamentos com cartão, os motivos apresentados são, predominantemente, a facilidade e conveniência nos pagamentos (60%), seguida da segurança (33%) e da melhoria/facilidade/rapidez das vendas (32%). Outras razões apontadas pelos inquiridos são a exigência por parte dos clientes (19%), fidelização (15%) e prestar um bom serviço (13%).

Do total das empresas que aceitam pagamentos através de um POS, 56% refere que o terminal está preparado para a tecnologia contactless, mas apenas 50% aceitam pagamentos através de cartões com essa tecnologia.

O valor médio das compras pagas com cartões ronda os 226 euros, enquanto as vendas médias em numerário representam em média cerca de metade desse valor, ou seja, 121 euros.

No que respeita ao comércio online, apenas 18% das empresas afirmam fazer vendas online, apesar de 31% afirmarem  recorrer ao e-commerce para fazer as suas compras.

“Estes dados mostram que, apesar da evolução positiva e da crescente consciencialização por parte dos nossos empresários das vantagens da aceitação de pagamentos com cartões ou da aposta na digitalização, existe ainda um longo caminho a percorrer”, considera Maria Antónia Saldanha, country manager da Mastercard em Portugal, citada em comunicado.

“Temos vindo a trabalhar, precisamente, para apoiar as PME com as ferramentas mais adequadas à necessária transição digital, que é essencial para poderem servir melhor os seus clientes, dando-lhes a liberdade de escolherem o método de pagamento que lhes for mais conveniente em cada momento, seja em loja física ou online”, acrescenta.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.