Armazém

Sandro Pinto (UPS): “Estamos a redefinir rede de abastecimento com investimento focado em inovação e sustentabilidade ambiental, social e económica”

“Estamos a rede de abastecimento com investimento focado em inovação e sustentabilidade ambiental, social e económica”. Sandro Pinto, brokerage manager da UPS Portugal, explica, em entrevista ao Hipersuper, onde a multinacional do setor logístico está a aplicar o dinheiro

Rita Gonçalves
Armazém

Sandro Pinto (UPS): “Estamos a redefinir rede de abastecimento com investimento focado em inovação e sustentabilidade ambiental, social e económica”

“Estamos a rede de abastecimento com investimento focado em inovação e sustentabilidade ambiental, social e económica”. Sandro Pinto, brokerage manager da UPS Portugal, explica, em entrevista ao Hipersuper, onde a multinacional do setor logístico está a aplicar o dinheiro

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Retalho
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
I&D
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Alimentar
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Logística
Torrestir
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Bebidas
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Alimentar
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Logística
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Retalho
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Exportação
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Bebidas
PUB

Sandro Pinto_UPSA UPS está a redesenhar a rede de abastecimento através de investimentos focados na inovação, incluindo a utilização de veículos terrestres elétricos, combustível de queima mais limpa e instalações ecológicas, frisa Sandro Pinto, brokerage manager da UPS Portugal, em declarações ao Hipersuper.

Os esforços da multinacional em matéria de sustentabilidade estão especialmente focados na “promoção da literacia económica e global, sustentabilidade ambiental, ações sem fins lucrativos, diversidade e segurança das comunidades”, resume o gestor, salientando que a aprendizagem indica que o sucesso das medidas depende do equilíbrio entre aspetos sociais, económicos e ambientais. “O tempo tem provado que os nossos esforços nestas áreas têm proporcionado maior eficiência e inovação, orgulho por parte dos colaboradores, fidelização dos clientes e valor da marca”.

PUB

A empresa estabeleceu como grande meta alcançar a neutralidade carbónica até 2050, através de um conjunto de objetivos: 40% de combustível alternativo nas operações terrestres até 2025; 25% de eletricidade renovável nas instalações até 2025 – em Portugal já atingiu os 100%; 30% de combustível de aviação sustentável (SAF) nas aeronaves até 2035; e 50% de redução de CO2 por pacote pequeno a nível global até 2035 (base comparativa de 2020).

A empresa investiu globalmente cerca de 750 milhões de dólares (cerca de 720 milhões de euros) nos últimos 13 anos em veículos de tecnologia avançada com combustível alternativo e em postos de abastecimento, e tem atualmente uma frota de 12 mil veículos de tecnologia avançada e combustível alternativo, mais de 300 na Europa. “Seguimos uma estratégia de laboratório no que diz respeito à frota de veículos de combustível alternativo, o que significa que estamos constantemente a avaliar e a experimentar alternativas mais sustentáveis para efetuar entregas”, realça Sandro Pinto.

A UPS investe ainda anualmente cerca de “mil milhões de euros” em tecnologia e a digitalização “para ajudar os clientes a otimizar osUPS_operacao seus processos de transporte e logística, reduzir custos, melhorar os serviços e aumentar a eficiência”. A tecnologia também está na base das melhorias de processos dentro da UPS, contribuindo para aumentar a produtividade, melhorar a fiabilidade do serviço e, também, reduzir custos. “Também investimos na nossa presença digital, para facilitar as compras online, incluindo o redesenho do nosso website, que foi simplificado através da redução de milhares de páginas”, explica brokerage manager da UPS Portugal.

Na Península Ibérica, a empresa inaugurou recentemente um hub de última geração em Barcelona, dotado de “tecnologia avançada de classificação de pacotes”, que não só permitiu aumentar o processo de classificação até 22.000 pacotes por hora – mais de 2,5 vezes a capacidade da anterior instalação – como reduzir o consumo de energia.

Atualmente, 19 instalações da empresa têm certificado de construção ecológica (LEED), sendo o hub de Barcelona o primeiro deste tipo na Europa. O edifício está equipado com iluminação LED, isolamento energeticamente eficiente e tecnologia avançada de separação de encomendas, assim como painéis fotovoltaicos instalados no telhado, para reduzir “a quantidade de eletricidade extraída da rede”.

Nos Países Baixos, a empresa redesenhou os armazéns para implementar um sistema automatizado de armazenamento e recuperaçãoUPS_terrestre “que permite até mais 400% de capacidade de armazenamento no mesmo espaço, diminuindo o ruído e o desgaste físico dos colaboradores, permitindo também operar com menos consumo de energia. Por exemplo: um sistema com dez robôs utiliza a mesma quantidade de energia que um aspirador de pó”, sublinha Sandro Pinto.

A empresa está também focada nas pessoas e constrói a organização em torno dos trabalhadores, sublinha o gestor. “Pessoas leais e capazes são o nosso recurso mais valioso. Acreditamos que elas fazem o melhor quando sentem orgulho nas suas contribuições. É por isso que incentivamos os nossos colaboradores a terem participações na empresa. Ter uma participação pessoal na empresa faz com que os funcionários pensem como proprietários e trabalhem como parceiros”, sustenta.

A UPS tem 185 Business Resource Groups (BRG), liderados por colaboradores em todo o mundo, para apoiar a diversidade e a inclusão, através de iniciativas que os ajudam a crescer e a contribuir para o bem-estar das comunidades locais, remata.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Retalho
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
I&D
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Alimentar
Torrestir
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Logística
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Bebidas
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Alimentar
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Logística
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Retalho
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Exportação
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Bebidas
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.