Grupos Montalva, Valsabor e Maporal criam unidade de valorização de subprodutos animais num investimento de 4 milhões de euros
Os grupos Montalva, Valsabor e Maporal, referências no sector agropecuário em Portugal, anunciaram esta sexta-feira um investimento conjunto de 4 milhões de euros na criação de uma inovadora unidade de […]

Ana Rita Almeida
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Os grupos Montalva, Valsabor e Maporal, referências no sector agropecuário em Portugal, anunciaram esta sexta-feira um investimento conjunto de 4 milhões de euros na criação de uma inovadora unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal. Localizada em Santarém, a Petaqua vem aprofundar a cadeia de valor do sector e reforçar a sua sustentabilidade através da transformação dos subprodutos desaproveitados em Energia e Proteína, fomentando, desta forma, a economia circular.
Este projeto “reforça a importância que o setor agroindustrial tem para o país, enquanto agente mobilizador da economia nacional, da economia circular e da inovação”.
A Pet Aqua empregará mais de duas dezenas de colaboradores e procurará explorar oportunidades tanto no mercado nacional como internacional. Os seus produtos podem ser utilizados nos mercados da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel, ajudando outros sectores a reforçar a sua própria sustentabilidade. Além de contribuírem positivamente para a balança comercial do país, estes produtos contribuem para a sustentabilidade ambiental, uma vez que a alternativa passa pela importação adicional de fontes proteicas vegetais e fontes energéticas não renováveis, como a soja e o petróleo, respetivamente.
A nova unidade, que ocupa uma área de 6.000 metros quadrados, foi hoje inaugurada pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e pelo Presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, com presença dos representantes dos Grupos Montalva, Valsabor e Maporal.
A Pet Aqua nasceu da junção de esforços dos três grupos para reforçar a sustentabilidade do sector da proteína animal. As três empresas decidiram cooperar e avançar num investimento conjunto por considerarem que a economia circular sustentável é benéfica para a comunidade, permitindo ganhos ambientais significativos, bem como criadora de valor económico, já que permite valorizar subprodutos desaproveitados. A administração da nova empresa será partilhada pelos três grupos e está empenhada nesta criação de valor económico, social e ambiental.