56% das empresas ainda tem dúvidas sobre Legislação Ambiental
Uma auscultação efetuada a uma amostra de 300 empresas e PME’s clientes da Sociedade Ponto Verde, em agosto de 2022, permitiu perceber que há ainda vários temas que suscitam dúvidas. […]

Ana Rita Almeida
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Uma auscultação efetuada a uma amostra de 300 empresas e PME’s clientes da Sociedade Ponto Verde, em agosto de 2022, permitiu perceber que há ainda vários temas que suscitam dúvidas. Por este motivo, a Sociedade Ponto Verde criou o programa “Saber Mais” que pretende ajudar as empresas a adquirir conhecimento e competências em áreas essenciais para apoiar o seu percurso rumo à circularidade.
“Desenhado à medida das suas necessidades, o programa formativo é definido com base num diagnóstico prévio que aferiu como prioridades de formação os grandes temas da Legislação Ambiental (56%), o Ecodesign e Redução de Embalagens (32%) e a Reutilização (24%)” refere a Sociedade Ponto Verde em comunicado.
Em doze ações de formação, a decorrerem em 2023 e online, a equipa da Sociedade Ponto Verde e empresas de consultoria externa vão formar e capacitar os inscritos em tópicos considerados “muito prioritários” pelos inquiridos como a Gestão das Embalagens, Rotulagem e Alegações Ambientais, e Enquadramento Legal da Reutilização.
Também a Legislação de Países da União Europeia, a Iconografia de Reciclagem ou as Ferramentas de Circularidade são tópicos “prioritários” e, por isso, contemplados no “Saber Mais”, que integra ainda outras áreas de interesse no seu portfólio de sessões de formação como Programas de Financiamento Ambiental, desenvolvimento de Relatórios de Sustentabilidade ou Marketing Sustentável.
A Sociedade Ponto Verde pretende desta forma contribuir para tornar os colaboradores das empresas mais capacitados para a tomada de decisão quanto ao packaging, considerando a sua sustentabilidade e o seu ciclo de vida, mais informados quanto à legislação que os impacta, e mais sensibilizados, esclarecidos e participativos na reciclagem das embalagens, em casa e em todo o lado.
Segundo Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde “com este projeto de formação damos mais um importante passo no âmbito da nossa estratégia de inovação e da nossa missão, proporcionando e partilhando conhecimento especializado e o que de melhor sabemos fazer a favor da promoção da Economia Circular trabalhando, em simultâneo e complementarmente dois vetores muito importantes: as empresas e os cidadãos”.
Será um programa totalmente online, “permitindo mais flexibilidade de adaptação à disponibilidade dos formandos”.