Opinião

Como os cacifos inteligentes se tornaram essenciais para o e-commerce

Opinião de Ricardo Carvalho, Chief Technology Officer (CTO) e Fundador da Bloq.It

Hipersuper
Opinião

Como os cacifos inteligentes se tornaram essenciais para o e-commerce

Opinião de Ricardo Carvalho, Chief Technology Officer (CTO) e Fundador da Bloq.It

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

Ricardo Carvalho, Chief Technology Officer (CTO) e Fundador da Bloq.It

Com o crescimento do setor do e-commerce, fala-se cada vez mais em métodos de entrega sustentáveis, que permitam reduzir a pegada de carbono das empresas, mas que possibilitem o mesmo volume de compras online. Segundo o Barómetro E-Shopper 2021, realizado pela DPD, 65% dos consumidores consideram que escolher alternativas de entrega amigas do ambiente é importante quando compram online, sendo que, quando pensam em soluções para este tema, 20% veem os cacifos inteligentes como umas das opções mais viáveis.

PUB

No que respeita à definição desta solução de futuro, estes cacifos são compostos por uma tecnologia em grande crescimento, que está a mudar a indústria, podendo ser aplicados na troca de objetos, guardar objetos ou para entrega de encomendas.

Este último ponto é o grande diferenciador para a área do e-commerce, pois ao serem utilizados neste processo, os estafetas conseguem entregar várias encomendas no mesmo local, na unidade do cacifo, evitando percursos longos e muitas vezes poluentes, o que significa que não precisam de fazer todas as entregas de porta em porta.

É certo que há poucos anos esta tecnologia não era vista como uma solução para as entregas online, mas com a pandemia da Covid-19 começou a ser considerada como uma solução que, além de mais sustentável, permite entregas mais ágeis, rápidas e seguras.

Desta forma, o que mudou, porque é que os cacifos inteligentes estão a ser cada vez mais aplicados no mercado e quais as suas mais valias?

A primeira grande valência deste tipo de opção de armazenamento é a sua adaptabilidade. Uma empresa que escolha ter cacifos inteligentes como um método de entrega, pode ter nesta solução um software e infraestruturas completamente adaptadas às suas necessidades. Sendo que o mundo está sempre a mudar e a tecnologia também, não faz sentido fazer uma solução que seja passageira e perca a eficácia rapidamente, pelo que um software flexível e personalizável a cada cliente, que mude a experiência do consumidor em última instância, é essencial para as empresas.

Ainda neste sentido, pode-se compreender que a mais-valia desta tecnologia está também em poder ser utilizada noutros contextos e quantidades, isto é, ser escalável. Estes cacifos são feitos para que, se forem usados noutro país, sejam na mesma eficientes e de fácil implementação, porque o objetivo das empresas de logística é facilitar cada vez mais a vida do consumidor e, neste caso, os processos das empresas que optam pelos cacifos como método de entregas.

Além disso, estas soluções, altamente centradas no utilizador, seguem alguns standards e regras chave para poderem ser usadas no software das próprias empresas, sem necessitarem de criarem um novo, e serem atualizadas em tempo real.

Desta forma, têm ainda como diferenciador o facto de as alterações poderem ser feitas de forma remota e simples e não requererem recursos humanos e tecnológicos que afetem a produtividade da organização.

Por tudo isto, este tipo de soluções podem acrescentar valor a negócios de vários tipos, sendo o e-commerce a prioridade e o tipo de setor que mais beneficia desta solução, ao permitir que todas as entregas sejam feitas no mesmo ponto de recolha, em vez de várias casas, e que as encomendas possam ser levantadas a qualquer hora do dia com um código, através do software inteligente. Além disso, o constante e rápido crescimento dos cacifos inteligentes mostra que esta tecnologia veio para ficar, principalmente nos tempos que vivemos em que a sustentabilidade é finalmente vista como uma prioridade para uma grande parte dos consumidores.

Pensando no que o futuro reserva para esta solução, é difícil de prever, no entanto, a sua aplicação em cada vez mais setores de atividade é uma tendência clara, quer sejam empresas de pequena ou de grande dimensão. Para que isso aconteça, a tecnologia tem de continuar a ser flexível e estar pronta a ser utilizada, de forma que os cacifos inteligentes estejam no presente, mas principalmente façam parte dos hábitos dos consumidores no futuro

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.