Rastreabilidade Blockchain: o valor da história de um produto
Opinião de Jorge Gonçalves, diretor no mercado de Indústria da Minsait

Hipersuper
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Por Jorge Gonçalves, diretor no mercado de Indústria da Minsait
Os consumidores querem saber mais: temas como a ecologia, a sustentabilidade 360°, a origem controlada e a atenção aos processos de produção ganharam um interesse crescente durante o processo de compra. Por este motivo, torna-se cada vez mais importante para as empresas fornecer aos consumidores, mais exigentes e informados do que nunca, informações reais e transparentes sobre a origem dos produtos e a autenticidade das suas declarações. Tecnologias como a Blockchain e a Internet of Things (IOT), entre outras, tornam a rastreabilidade do produto uma garantia adicional para o cliente e um ponto forte para toda a cadeia produtiva.
De acordo com o estudo “Using Blockchain to drive supply chain innovation”, podemos afirmar que mais de 90% dos inquiridos consideram a transparência da lista de produtos alimentares como um fator decisivo na sua compra.
O setor agroalimentar destaca-se como uma das principais áreas identificadas como tendo um real potencial de criação de valor, no entanto a rastreabilidade é também um tema central noutros setores, como o farmacêutico, o eletrónico, o automóvel e o de bens de luxo.
Poder saber a história de um produto, desde a matéria-prima até à prateleira, garantindo aos consumidores informações precisas, desde a sua pegada social e ambiental até à redução do risco de compra de produtos ilegais, antiéticos ou contrafeitos. Além disso, para as empresas, a oferta de produtos transparentes e rastreáveis permite-lhes ganhar a confiança dos clientes e contar histórias de origem convincentes, que podem chegar até aos consumidores.
Neste contexto, a tecnologia torna-se a garantia e o facilitador da rastreabilidade: a generalização da IOT, juntamente com a melhoria das comunicações, está a fazer crescer exponencialmente o volume de dados adquiridos e o armazenamento da informação. A fim de sensibilizar os consumidores para todo o processo produtivo e de distribuição, que tem lugar “nos bastidores”, a tecnologia Blockchain é a que tem tido maior sucesso neste âmbito, devido às suas principais características: a imutabilidade dos dados, a descentralização e a transparência da informação.
O sistema de rastreabilidade baseado na tecnologia Blockchain permite à empresa registar dados através de inputs gerados por sensores e IoT, e isto pode permitir, por exemplo, monitorizar as temperaturas às quais o produto, alimentar ou farmacêutico, foi exposto durante toda a cadeia de distribuição, evitando assim a comercialização de bens que não cumprem os padrões mínimos de qualidade ou até mesmo que sejam prejudiciais para a saúde.
Por outro lado, a rastreabilidade permite aos consumidores consultarem o registo distribuído da Blockchain, público e imutável, para obterem dados precisos sobre a origem do produto, o seu impacto ambiental ou outras características que lhes interessem. Esta informação pode ser analisada, por exemplo, digitalizando um código QR presente num rótulo ou numa etiqueta, que redireciona o consumidor para um website onde os dados associados ao produto em questão podem ser visualizados.
A rastreabilidade suportada pela tecnologia Blockchain traz benefícios concretos tanto para as empresas como para os consumidores, dando garantias sobre a integridade da cadeia de abastecimento, salvaguardando os produtos da contrafação e satisfazendo a procura de transparência por parte dos clientes.