Opinião

Segurança no retalho: promoções e festividades

Apenas uma preparação eficaz e constante ao longo do ano garante aos retalhistas estarem preparados para estas e outras alturas de maior afluência e ou maior perigo

Hipersuper
Opinião

Segurança no retalho: promoções e festividades

Apenas uma preparação eficaz e constante ao longo do ano garante aos retalhistas estarem preparados para estas e outras alturas de maior afluência e ou maior perigo

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Retalho
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Retalho
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Bebidas
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Retalho
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Retalho
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Bebidas
PUB

david-perez-checkpointDavid Pérez del Pino, Business Unit managing director Checkpoint Systems Portugal & EMEA Channel

Os meses de novembro e dezembro são, caracteristicamente, oito semanas de bastante movimento para os retalhistas, com as ruas e zonas comerciais a registarem um incremento acentuado de tráfego de pessoas.

PUB

Se, por um lado, a época das promoções, que se inicia com a Black Friday e se estende até aos saldos depois do Natal, constitui uma altura em que os retalhistas mais vendas e lucros podem registar, por outro, esta é também a época do ano que mais perdas se registam e que mais problemas de segurança acarretam aos comerciantes.

A grande afluência de pessoas em loja, o aumento dos stocks para venda, assim como o aumento das transações acarretam erros e perigos de gestão de vendas acrescidos. Para fazer face a esta problemática, os retalhistas precisam preparar-se de antemão para qualquer circunstância.

Se, por um lado, devem repor os seus stocks para darem resposta aos pedidos dos seus clientes, precisando de uma visibilidade de inventário o mais perfeita possível, por outro, os cuidados com os grupos organizados e o furto de funcionários, tornam-se uma preocupação que deve ser mantida ao longo do ano e reforçada nestas épocas.

A necessidade de assegurar disponibilidade e segurança por parte dos retalhistas nas suas lojas, leva-os a optarem, na grande maioria dos casos, por soluções de segurança e prevenção de perdas. Mas, a sua eficácia, é apenas comprovada quando conseguem, de forma integrada, não apenas detetar o furto, mas também garantir uma maior visibilidade de stocks, desde o ponto de fabrico até ao momento da venda. Só desta forma os retalhistas conseguem, a todo o momento, saber exatamente em que ponto se encontram os seus artigos e, de algum modo, evitar perdas desnecessárias e as conversões de venda efetiva.

Para esta época do ano, e apenas na semana do Black Friday, prevê-se que os portugueses gastem, em média, 216 euros. Com esta perspetiva em cima da mesa, as principais marcas pretendem ter uma visibilidade de stocks em loja e omnichannel de perto dos 90% e, tal só é possível, recorrendo a tecnologias de prevenção de perdas, como é a Identificação por Radiofrequência (RFID), cujas soluções podem ser integradas desde as etiquetas até às antenas em loja e que, de forma completa, permitem ao retalhista ter uma visão global do seu negócio, quer em termos de segurança e prevenção de perdas quer de lucros.

Apenas uma preparação eficaz e constante ao longo do ano garante aos retalhistas estarem preparados para estas e outras alturas de maior afluência e ou maior perigo.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Retalho
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Retalho
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Bebidas
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Retalho
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Retalho
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Bebidas
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.